//SOCICOM participa da Marcha pela Vida organizada pela SBPC

SOCICOM participa da Marcha pela Vida organizada pela SBPC

Promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com apoio de 400 entidades da sociedade civil, a Marcha pela Vida realizada em 9 de junho defendeu pilares essenciais pelo direito à vida como a adoção de medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 estabelecidas com base científica e rigorosamente planejadas; apoio ao SUS considerado um instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde; e solidariedade para com os grupos mais vulneráveis da população. O movimento pede o fortalecimento da democracia e o respeito à Constituição como valores fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

A Socicom realizou um manifesto online pelo seu canal no Instagram sob a coordenação da presidenta Ana Regina Rêgo. O evento contou com a participação de filiadas como Cristina Musse da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), Edgard Rebouças da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), Cristina Schmidt da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, Claudemir Edson Viana da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom), além de diretores da Socicom  e dezenas de pesquisadores que acompanharam a transmissão.

Os participantes manifestaram apoio integral ao manifesto pacto pela vida, lembrando o papel estratégico da comunicação em tempos de pandemia, seja na tarefa de difusão de informações sobre a doença, como na defesa de ideais democráticos de liberdade, justiça, igualdade, direito à saúde e cidadania. Ressaltaram a importância da união em torno de em defesa do Sistema Único de Saúde, da valorização da pesquisa científica e da universidade na produção de conhecimento essencial à vida.

A programação nacional do movimento contou com um tuitaço utilizando as hashtags #MarchapelaVida e #FrentepelaVida; um painel com o tema “Apresentação do Manifesto Marcha pela Vida e depoimentos” e um ato político virtual de entrega da declaração Marcha pela Vida a parlamentares.

Em maio, a SBPC promoveu a Marcha Virtual pela Ciência atingindo mais de um milhão de pessoas nas redes sociais.  Como parte das atividades de debate online, a Socicom organizou um Webinar sobre o novo coronavírus e a divulgação cientifica: relatos de experiências. O evento reuniu iniciativas brasileiras de divulgação científica voltadas ao enfrentamento da desinformação em relação ao Covid-19.

Entre elas Covid Verificado criada por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; COVID19 DivulgAção Científica, iniciativa de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP;  Agência Bori riada para conectar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores brasileiros a jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação do país;  Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);  e a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), associação apartidária e sem fins lucrativos que reúne profissionais interessados em discutir e melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência no país.