/Diretoria

Diretoria

DIRETORIA EXECUTIVA

A DIRETORIA DA SOCICOM (2022-2024) É COMPOSTA PELOS SEGUINTES MEMBROS:

 

BETANIA MACIEL (PRESIDENTA)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP; mestre profissionalizante em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha; mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Professora titular e pesquisadora do Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Editora chefe da Revista Hum@ne – ESUDA. Coordenadora Adjunta de Pós-graduação do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Presidente e sócia fundadora da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom, (2006-2011). Diretora de Relações Internacionais da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM (2020-2022). Vice-coordenadora do GT Folkcomunicação da Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação – INTERCOM. Presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM (2022-2024). Ganhadora do Prêmio Luiz Beltrão de Liderança Emergente em Ciência da Comunicação Intercom-Rede Globo em 2012.

 

 

JANAINA TCHEINA ANTUNES (VICE-PRESIDENTA)

Coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Cibercultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora de graduação e pós-graduação nas Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU); professora de graduação da Universidade Drummond (UniDrummond) e professora visitante de cibercultura e cultura Nobrow na University of Westminster e na Hong Kong University (HKU). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Mestra em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Janaína Quintas Antunes possui MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Anhanguera, pós-graduação Lato Sensu em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera, extensão em Filosofia pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Música, bacharelado em Composição, pela Faculdade de Artes Alcântara Machado e graduação em Ciências Sociais no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber (biênio 2019-2021); associada da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, da Associação Brasileira de Música – ABRAMUS e da Associação Nacional de História – ANPUH. É autora dos livros: “Nobrow: o inclassificável internacionalizado”; “Corporalidades e Ambiências na Cibercultura” e “Espaços de Aprendizagem”.

 

 

RAFIZA LUZIANI VARÃO RIBEIRO CARVALHO (DIRETORA DE RELAÇÕES NACIONAIS)

Jornalista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Comunicação e doutora pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da mesma instituição. Coordena o projeto SOS Imprensa (atualmente licenciada) e é membra do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

 

 

ARIANE PEREIRA (DIRETORA FINANCEIRA)

Jornalista, mestre em Letras e doutora em Comunicação e Cultura. Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava/Paraná, e do Mestrado em Problemáticas Contemporâneas da Comunicação da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, Argentina. Coordenadora do projeto de extensão “Florescer – a universidade como propulsora de políticas públicas de combate a violência contra a mulher”, que conta com financiamento da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, desde 2018. Diretora Cultural da Intercom (2020-2023). Coordenadora da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (TeleJor) (2022-2023).

 

 

FELIPE GUSTAVO GUIMARÃES SALDANHA (DIRETOR DE COMUNICAÇÃO)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFU. Pesquisador colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP). Foi Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) na gestão 2019-2022. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom (2022-2025). Na SOCICOM, integrou o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo como representante suplente da ABPEducom para o biênio 2020-2022. Foi professor substituto do curso de Jornalismo da UFU de 2016 a 2017. Tem produção científica e atuação nas áreas de Educomunicação, Jornalismo Digital e Comunicação Visual.

 

 

ANDERSON DAVID GOMES DOS SANTOS (DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS)

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da UFAL. Coordenador do Grupo Temático de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília. Pesquisador e vice-líder do Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL/CNPq).

 

 

PROFA. DRA. ANA REGINA REGO LOPES LEAL (PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DELIBERATIVO)

Jornalista . Mestre e Pos-Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP com estágio de Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona.
Ex-Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Midia-Alcar e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação-Socicom , Coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação-Rncd Brasil e Professora da UFPI.

 

 

 

 

 

CONSELHOS

 
 
 
CONSELHO FISCAL

 

PROF. DR. GUILHERME MOREIRA FERNANDES

Professor Adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. Coordenador do Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo da UFRB. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020). Recebeu Bolsa Capes no mestrado, no doutorado e no início do pós-doc. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq/UFRB). É presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom – gestões 2019/2021 – 2022/2024) e coordenador do GT História das Mídias Audiovisuais da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Presidente do NDE do curso de Jornalismo. Tem pesquisado sobre folkcomunicação, censura às diversões públicas e homossexualidade nas telenovelas.

 

 

PROFA. DRA. ÁGATHA CAMARGO PARAVENTI

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Professora do curso de graduação em Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Leciona em quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Comunicação Organizacional e Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP; Comunicação Pública Governamental da ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva – Compliance e Gestão de Compliance, no INSPER. Conselheira fiscal da SOCICOM – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (2020-2022).

 

 

PROF. ALLAN SOLJENÍTSIN BARRETO RODRIGUES

Jornalista, escritor, professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre e Doutor em Sociedade e Cultura da Amazônia. Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (Labjam) e líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Cultura e Amazônia (Trokano).

 
 
 
CONSELHO CONSULTIVO
 

 

PROFA. DRA. MARGARIDA MARIA KROHLING KUNSCH

Professora titular da Universidade de São Paulo e ex-diretora (19.02.2013-18.02.2017) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) – ECA-USP/CNPq. Autora dos livros “Planejamento de relações públicas na comunicação integrada” e “Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional” – ambos com diversas edições e reimpressões – e “Universidade e comunicação na edificação da sociedade”. Organizadora, até junho de 2017, de 38 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Autora de grande número de prefácios, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Criadora e diretora das revistas científicas “Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas” (ECA-USP) e “Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación” (Alaic). Integrante dos conselhos editoriais de diversas revistas científicas do País e do exterior. Trajetória marcada por uma efetiva participação em diversas entidades científicas e associações de classe nacionais e internacionais da área de Comunicação, como cofundadora e como titular de cargos diretivos.

 

 

PROF. FERNANDO OLIVEIRA PAULINO

É jornalista, mestre em Comunicação e Doutor, com estágio na Universidad de Sevilla, pela Universidade de Brasília. Professor em cursos de pós-graduação e graduação e Diretor da Faculdade de Comunicação da UnB (2015-2019). É pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB) e do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania (CNPq). Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, ALAIC (2014-2020), e um dos responsáveis por três edições da Escola de Verão “Pesquisa em Comunicação na América Latina” (2013-2019), além de membro fundador da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI, desde 2005). Atua nas áreas de Políticas de Comunicação, Comunicação Comunitária, Saúde e Mobilização Social e Ética e Legislação.

 

 

PROF. DR. RUY SARDINHA LOPES

Professor Doutor no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), e da área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação deste Instituto. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP): https://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/nec/index.php/nec-2) e pesquisador do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento (COMCEDE. Gestão Institucional: Presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM), biênio 2020-2022 . Editor adjunto da revista Latinoamericana de ciencias de la comunicación. Membro titular da Comissão de Pós-graduação do IAU-USP (2021-2023), membro titular da Comissão de Pesquisa do IAU-USP (2018-2021), membro suplente da Congregação do IAU-USP(2019-2021) e membro suplente do Conselho Gestor do Campus São Carlos da USP.

 

CONSELHO DELIBERATIVO (2022-2024)

Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã – ABPCom: Titular: Maria Cristina Gobbi; Suplente: Luzia Mitsue Yamashita Deliberador
 
Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – Ulepicc-Brasil: Titular: Manoel Dourado Bastos; Suplente: Anderson David Gomes dos Santos
 

Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom: Titular: Felipe Gustavo Guimarães Saldanha; Suplente: Ismar de Oliveira Soares;

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom: Titular: Ariane Carla Pereira; Suplente: Ivanise Hilbig de Andrade;

Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – Abej. Titular: Marluce Zacariotti; Suplente: Guilherme Carvalho;

Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar: Titular: Edna de Mello Silva; Suplente: Ana Regina Rêgo Lopes Leal 

Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom:  Titular: Betania Maciel; Suplente: Guilherme Moreira Fernandes;

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP:  Titular: Mônica Cristine Fort; Suplente: Daniel Reis;

Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber:  Titular: Alessandra Marassi; Suplente: Janaína Antunes

Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – Forcine:  Titular: Aletéia Selonk. Suplente: Rico Cavalcanti.

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor: Titular: Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho. Suplente: Alciane Nolibos Baccin

GESTÕES ANTERIORES

GESTÃO 2020-2022
PRESIDENTE: FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
VICE PRESIDENTE: DANILO ROTHBERG
DIRETORA ADMINISTRATIVA: ÁGATHA PARAVENTI
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: JULIANO DOMINGUES
DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: BETÂNIA MACIEL
 
GESTÃO 2018-2020
PRESIDENTE: Ana Regina Rêgo
VICE PRESIDENTE: Nélia Rodrigues Del Bianco
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Cristina Schmidt
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Rudimar Baldissera

DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Fernando Oliveira Paulino

GESTÃO 2016-2018
PRESIDENTE: Ruy Sardinha Lopes
VICE PRESIDENTE: Cláudia Lago
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Maria José da Costa Oliveira
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Nélia Rodrigues Del Bianco

DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Ana Regina Rêgo

GESTÃO 2014-2016
PRESIDENTE: Margarida Maria Krohling Kunsch

VICE-PRESIDENTE: Ruy Sardinha Lopes
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Maria Cristina Gobbi
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Maria Berenice da Costa Machado
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Sônia Virginia Moreira

GESTÃO 2012-2014

PRESIDENTE: Margarida Maria Krohling Kunsch
VICE-PRESIDENTE: Maria Berenice da Costa Machado
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Maria Cristina Gobbi
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Dione de Oliveira Moura
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Maria Dora G. Mourão

GESTÃO 2010-2012 

PRESIDENTE: José Marques de Melo
VICE-PRESIDENTE: Ana Sílvia Lopes Davi Médola
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Anita Simis
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS:  Elias Machado. Dione de Oliveira Moura
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Margarida Maria Krohling Kunsch

GESTÃO 2008-2010 
PRESIDENTE: José Marques de Melo
VICE-PRESIDENTE: Ana Sílvia Lopes Davi Médola
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Anita Simis
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS:  Elias Machado. Dione de Oliveira Moura
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Margarida Maria Krohling Kunsch