/VIII Seminário de Integração Institucional Socicom (2016)

VIII Seminário de Integração Institucional Socicom (2016)

A professora Vanderlan Bolzani, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), proferiu a palestra “A contribuição da SBPC para o desenvolvimento da Ciência & Tecnologia no Brasil”, durante o VIII Seminário de Integração Institucional SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação), ocorrido em 9/12, na ECA.

Professoras Margarida Maria Krohling Kunsch e Vanderlan Bolzani

Vanderlan falou sobre a importância das comunidades científicas de comunicação e o trabalho da SOCICOM, e solicitou que seja enviado a ela os tópicos que a Federação julgue ser importantes para a SPBC tratar; a professora, também, lamentou o retrocesso atual da ciência no Brasil.
Participaram da mesa de abertura a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, diretora da ECA, e o professor José Marques de Melo, um dos idealizadores da SOCICOM.

O professor José Marques de Melo apresentou o livro Mutações na Comunicação: ampliando as fronteiras do Jornalismo Luiz Beltrão. A obra é o nono volume da coleção beltranianas. A coleção tem por objetivo resgatar o pensamento do jornalista Luís Beltrão, jornalista-intelectual e pesquisador e tem como pano de fundo as transformações ocorridas especialmente na década de 60, 70 e 80, período em que Beltrão observava as mutações nos âmbitos social, político e tecnológico no Brasil e no mundo, debatendo e refletindo sobre demandas e tendências de pesquisas e práticas na comunicação, especialmente no jornalismo.

Professor José Marques de Melo

Na sequência a professora Maria Cristina Gobbi, da UNESP, apresentou um panorama sobre as contribuições das associações científicas e acadêmicas de Comunicação nos avanços e fortalecimento das áreas das Ciências da Comunicação no Brasil. As associações científicas têm desempenhado importante papel no desenvolvimento das áreas de Comunicação no Brasil e uma participação efetiva na constituição de associações ibero-americanas.
A professora exemplificou com alguns dados o crescimento da área da comunicação no Brasil. Em 2015 havia 1.352 cursos na área totalizando mais de 3,2 milhões de vagas por ano. É necessário criar diretrizes curriculares que sejam respaldadas pelo Estado e aplicadas de forma inovadora e com responsabilidade pública pelas instituições universitárias.

A professora citou as entidades de comunicação que têm contribuído para crescimento da Comunicação no país, como a ABEPEC (1972-1980) e a UCBC (1969 a 2012) e o trabalho pioneiro que elas desenvolveram.
Hoje a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), fundada em 1977, é a entidade de maior representatividade da área, seguida pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).

“É imprescindível incrementar a pesquisa, formar um quadro de cientistas sociais críticos e analíticos, que produzam conhecimento novo, capaz de erradicar a deficiência de um marco-teórico-metodológico, algo que ainda assombra a área.”

A professora encerrou sua fala dizendo “somente com a união de esforços e com base em conhecimentos, será possível uma identidade forte e a conquista de reconhecimento público na comunidade nacional e internacional.”
Na segunda parte do encontro os professores Margarida Maria Krohling Kunsch e Ruy Sardinha falaram sobre “as frentes de atuação e perspectivas para o fortalecimento do campo das Ciências da Comunicação no Brasil”.

No encerramento do evento foi realizada a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo para Eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, sendo eleitos para o Biênio 2016-2018: Presidente: Ruy Sardinha Lopes (ULEPICC Brasil); vice-presidente: Cláudia Lago (SBPJor); diretora administrativa: Maria José da Costa Oliveira (Abrapcorp); diretora de relações nacionais: Nélia del Bianco (Intercom) ; diretora de relações internacionais: Ana Regina Rego (alcar); Conselho fiscal: Eneus Trindade Barreto Filho (ABP2), Luciana Rodrigues (Forcine) e Maria Cristina Gobbi (Folkcom).

Serviço
Local: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Tema: “As contribuições das associações científicas e acadêmicas de Comunicação nos avanços e fortalecimento das áreas das Ciências da Comunicação no Brasil”.
Período: 9 de dezembro de 2016