//SOCICOM lança temporada de lives “DIÁLOGOS LATINO-AMERICANOS SOCICOM”

SOCICOM lança temporada de lives “DIÁLOGOS LATINO-AMERICANOS SOCICOM”

Com o intuito de discutir a importância do pensamento comunicacional em diálogo com a prática social, a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) realizou em 2023 o seu ciclo virtual de debates “Diálogos Latino-Americanos SOCICOM”.

As quatro lives da primeira temporada do projeto contaram com um/a representante de filiada da SOCICOM com uma pessoa convidada de associação ou entidade ligada à pesquisa na América Latina. A seguir, apresentamos o tema, quem participou e os respectivos links, que podem ainda ser conferidos em playlist no nosso canal do YouTube (https://youtube.com/playlist?list=PLVmYPEMIsszYYN0OP51TNjDDWCTh5NKp5&si=jc3N3oFDpMoOWxDY).

1- Um olhar interdisciplinar sobre estudos em Comunicação

– Participantes: Dorismilda Flores-Márquez, presidenta da Associação Mexicana de Pesquisadores da Comunicação (AMIC); e Juliano Domingues, presidente interino da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

– Link: https://www.youtube.com/live/OhJIdKxGrg4?si=RmoUgdMRBgIHWpu4

2- A práxis nos estudos em Comunicação

– Participantes: Juan Diego Muñoz Socha, membro da Organização de Comunicadores Populares de Bogotá (OCP); e Verlane Aragão Santos, presidenta do capítulo brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (Ulepicc-Brasil).

– Link: https://www.youtube.com/live/9RgdmymqDTs?si=BtQlSlJCFkTy4TpI.

3- Desafios para a formação em Comunicação

– Participantes: Gissela Dávila, diretora geral do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL); e Marcelo Bronosky, vice-diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).

– Link: https://www.youtube.com/live/jJ1ZtGkQoIU?si=ZwCzQ2u-Q4cp68pV.

4- A relevância da Comunicação hoje

– Participantes: Rayén Condeza Dall Orso, presidenta da Associação Chilena de Investigadores em Comunicação (INCOM Chile); e Claudemir Edson Viana, secretário executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

– Link: https://www.youtube.com/live/UbGheWA4nlI?si=kmAm9wLvlvjKScap.

A diretoria de Relações Internacionais, com o apoio da comissão de assessoramento, pretende realizar uma segunda temporada do projeto em 2024.