//Temporada 2024 dos “Diálogos SOCICOM” começa com live sobre “Os desafios da Comunicação”

Temporada 2024 dos “Diálogos SOCICOM” começa com live sobre “Os desafios da Comunicação”

A live terá transmissão no YouTube e contará com o presidente da ALAIC como convidado

O ciclo de lives “Diálogos SOCICOM” inicia a sua segunda temporada em 2024 debatendo “Os desafios da Comunicação”. A transmissão ao vivo acontecerá nesta quarta-feira (10 de abril), a partir das 8h20, no canal da SOCICOM no YouTube (@socicomorg).

O tema desta edição é o mesmo do subtítulo da temática geral do XVII Congresso da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação), a ser realizado de 20 a 22 de agosto deste ano, em Bauru-SP/Brasil. Resgatamos a visão geral do evento que contextualiza esses desafios em meio aos desafios impostos por um cenário de desinformação, automatização e riscos à democracia.

O convidado de entidade internacional é Fernando Oliveira Paulino, presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) e professor da Universidade de Brasília, onde coordena o Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) e o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação Comunitária. Pesquisador Pq do CNPq, Paulino integra a equipe do Projeto “Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha” (CAPES/DAAD), foi professor visitante da TU Dortmund, Alemanha; e pesquisador visitante da George Washington University, EUA.

A mesa recebe como convidada nacional Betania Maciel, presidenta da SOCICOM (Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação), professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e editora convidada da revista Razón y Palabra, do Instituto Tecnológico de Monterrey, no México.

A mediação é de Anderson Santos, professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e diretor de Relações Internacionais da SOCICOM.

A transmissão acontece pelo canal da SOCICOM no YouTube, no qual a gravação ficará disponibilizada. A audiência poderá interagir com perguntas e comentários por meio do chat.

Sobre o ciclo de debates

O objetivo dos Diálogos Latino-Americanos SOCICOM é apresentar diferentes visões sobre os desafios dos estudos da Comunicação, assim como estabelecer um diálogo entre as entidades brasileiras e as associações que atuam na América Latina.

 

Serviço

Diálogos Latino-Americanos SOCICOM: A relevância da Comunicação hoje

Data: 10 de abril (quarta-feira)

Horário: 8h20 no horário de Brasília (GMT-3)

Transmissão: canal da SOCICOM no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vbyJ0A7dnMk