//IX Fórum SOCICOM-Intercom trouxe experiências de curricularização da extensão

IX Fórum SOCICOM-Intercom trouxe experiências de curricularização da extensão

No dia 30 de agosto, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) realizaram a nona edição de seu fórum conjunto, como parte da programação remota do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023).

Com o tema “Da Teoria à Prática: Curricularização da extensão nas faculdades de Comunicação – planejamento, implantação e impactos”, o IX Fórum Socicom-Intercom recebeu Karina Gomes Barbosa da Silva (Ufop) e David Renault (UnB), que contaram um pouco sobre como suas respectivas instituições estão implementando a curricularização das atividades extensionistas, conforme as diretrizes da Resolução nº 7/2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O fórum foi coordenado por Betania Lemos Maciel (ESUDA), presidente da SOCICOM, e Rafiza Varão (UnB), diretora de Relações Nacionais da entidade.

Em linhas gerais, os painelistas expuseram os principais desafios para a implementação das diretrizes e as soluções encontradas pelos cursos de Jornalismo de suas universidades – a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop, campus de Mariana).

Após as exposições, Rafiza Varão lembrou que, embora seja um dos três pilares da universidade – juntamente com o ensino e a pesquisa –, a extensão ainda é vista como “prima pobre” da pesquisa. Assim, apesar dos desafios, “a curricularização da extensão tem a intenção de torná-la mais aceita e valorizada”, afirmou.

“Há uma preocupação com a superficialidade ao se tornar a extensão obrigatória – os alunos fazerem as atividades apenas para cumprir uma exigência, e não por terem um interesse genuíno nessas atividades. O sucesso dependerá dos modelos de curricularização a serem adotados pelas universidades”, ressaltou Betania Maciel. “A Socicom e a Intercom plantaram aqui uma semente para ampliar a discussão a outras esferas e outros eventos”, concluiu.

Fonte: com Intercom.