//Nota de pesar

Nota de pesar

É com profundo pesar e ainda sob choque e consternação pela notícia, que a diretoria da Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) expressa condolências e nossa mais profunda solidariedade, com votos de força, para familiares e amigas/os de Janaína Quintas Antunes, nossa vice-presidenta, que faleceu na última sexta-feira.

Tão difícil como escrever algo neste momento é descrever o quanto a nossa querida Jana nos ajudou durante a gestão, com início em novembro de 2022. Ser humano incrível, tivemos o privilégio de conviver em nossas reuniões e através de grupo de mensageiro digital.

Destacamos como atividade pública a mediação da conferência presencial “Comunicação digital e a reconstrução da democracia em um cenário pós-pandêmico: desafios da visibilidade e da inclusão social”, na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no ano passado.

Porém, isso não foi o mais relevante. Jana sempre esteve disposta a colaborar. Com uma palavra amiga, carinhosa, firme ou comprometida, como demarca seu perfil pessoal, sempre preocupada com o desenvolvimento das entidades de Comunicação no Brasil, como também mostra seu histórico de contribuições a partir da nossa associada ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), da qual foi presidenta.

Esta trajetória pessoal e a trajetória acadêmica brilhantes que desenvolvia enquanto pesquisadora da Comunicação e professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU) e do Centro Universitário FIAM-FAAM, entre outras instituições, encerra-se de forma brusca neste momento, mas com o exemplo ímpar de pesquisadora para esta e futuras gerações.

Neste momento de dor, a diretoria da Socicom se compromete a realizar homenagens devidas num futuro breve, reforçando o pesar de uma perda repentina de uma amiga tão necessária para um fazer mais saudável das nossas relações acadêmicas na Comunicação.

 

Recife/Maceió/Brasília/Curitiba, 16 de março de 2024

 

Betânia Maciel (Presidenta da Socicom)

Ariane Pereira (diretora Financeira da Socicom)

Rafiza Varão (diretora de Relações Nacionais da Socicom)

Anderson Santos (diretor de Relações Internacionais da Socicom)