//Processo democrático na indicação de representantes no CD do CNPQ

Processo democrático na indicação de representantes no CD do CNPQ

Entidades integrantes Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e Artes participaram ativamente do processo de consulta para definição de nomes para compor lista tríplice para o Conselho Deliberativo do CNPq. Foram realizadas pelo menos três reuniões online para se discutir o assunto, além da troca de vários e-mails.

O processo ocorreu em duas fases, sendo primeiro na grande área e a segunda e última no voto geral em que todas as filiadas em todas as áreas. Na primeira fase, 72 entidades científicas (de um total de 149), sendo 28 da área de Ciências Biológicas e da Saúde, 28 da área de Ciências Humanas e Sociais e 16 da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Na segunda fase, noventa e três sociedades científicas participaram do processo de indicação das listas tríplices.

O documento com os nomes das cinco listas tríplices foi encaminhado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ao CNPQ no dia 4 de junho. Na área de Ciências Humanas e Sociais foram indicados seis nomes, sendo um deles da área de Comunicação representado pela professora da ECA-USP, Roseli Fígaro.

Lista 1

MIRIAM PILLAR GROSSI (45 votos)

Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC)

DALILA ANDRADE OLIVEIRA (35 votos)

Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar da Univ. Fed. Minas Gerais (UFMG)

ANTÔNIO THOMAZ JUNIOR (19 votos)

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Lista 2

FREDERICO GARCIA FERNANDES (37 votos)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

MARCOS SEVERINO NOBRE (24 votos)

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Univ. Est. Campinas (UNICAMP)

ROSELI APARECIDA FIGARO PAULINO (17 votos)

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP)

Caberá ao presidente do CNPq submeter as listas ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a quem compete a escolha final dos novos membros do CD do CNPq. Concomitantemente, os pesquisadores que estiverem nestas listas tríplices serão consultados para saber se concordam com suas indicações e se estão de acordo com os requisitos para esta representação da comunidade científica, que foram definidos na “Sistemática de Indicação de Nomes para o CD/CNPq”, aprovada pelas nossas entidades em 1999.

O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq,  formado pelo presidente da Instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq.

O Conselho Deliberativo (CD) tem como principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.