//Socicom fez reunião ampliada sobre renovação do CA de Comunicação no CNPq

Socicom fez reunião ampliada sobre renovação do CA de Comunicação no CNPq

A diretoria da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) realizou reunião virtual, na última quarta-feira (06), com entidades associadas, bolsistas PQ e a Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) sobre o processo de renovação do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Comunicação no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A reunião contou com cerca de 40 pesquisadoras e pesquisadores do campo, incluindo representantes atuais e antigos do CA do CNPq. As falas dessas pessoas e de diretoras e diretores das entidades colocaram como pontos relevantes para as próximas representações no conselho a representatividade e a continuidade do trabalho de aprimoramento nas relações científicas da Comunicação no Brasil, com atenção para o aumento de recursos nos editais futuros.

No último bloco de comentários, houve a apresentação de quatro candidaturas para as duas vagas disponíveis no atual processo seletivo.

Segundo Betânia Maciel, presidenta da SOCICOM, “foi bem produtiva a reunião, também porque vimos de perto as pessoas, ideias, oferecendo um espaço aberto para se colocarem”.

Sobre o Comitê de Assessoramento do CNPq

O Comitê de Assessoramento faz parte da Assessoria Científica-Tecnológica do CNPq, tendo como atribuição julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos, dentre outras atividades.

O nosso campo está no CA de “Artes, Ciência da Informação e Comunicação – AC”, com duas vagas de titulares e duas de suplentes, ocupadas neste momento, respectivamente, por: Bruno Souza Leal (UFMG) e Denise Maria Cogo (ESPM-SP), com mandato até junho de 2025; e Juremir Machado da Silva (PUC-RS) e Jeder Silveira Janotti Junior (UFPE), cujos mandatos se encerram neste ano.

A renovação dos CAs do CNPq ocorre a partir de indicações de bolsistas de Produtividade em Pesquisa e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, de Produtividade Sênior, sociedades científicas e tecnológicas das diferentes áreas do conhecimento. As indicações para a renovação deste ano vão de 18 de março a 1º de abril.

Próxima reunião

O presidente da Compós, Mozahir Salomão Bruck, convidou todas as pessoas que participaram desta primeira reunião para outra reunião apenas para escutar e conversar com quem se candidatará – marcada pela entidade para a tarde do dia 20 de março.

Mais informações para o processo de renovação dos CAs do CNPq podem ser encontradas em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comites-de-assessoramento/renovacao-de-cas.