//SOCICOM apresenta relatório de atividades de 2023

SOCICOM apresenta relatório de atividades de 2023

Em reuniões realizadas com o Conselho Deliberativo em dezembro, a SOCICOM (Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) apresentou um relatório das atividades desenvolvimento ao longo de 2023, além de aprovar o balanço da entidade referente a 2022. Parte do que foi feito está ainda no Informativo SOCICOM, o qual este texto representa uma apresentação.

Presidida pela professora Betania Maciel, a entidade teve como principal tema de discussão o ensino nos cursos de Comunicação, com destaque para a extensão. Outra ação importante foi gerar o diálogo das associações filiadas com entidades que se voltam à pesquisa na América Latina.

Relações Nacionais

A SOCICOM manteve presença em atividades ligadas ao desenvolvimento científico do país, com participação em reuniões da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e do FCHSSALLA (Fórum de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes) e seus respectivos subgrupos. Além de reunião sobre os recursos do PAEP (Programa de Apoio a Eventos no País) e FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com representantes do governo federal.

No período, ainda mobilizou as entidades filiadas para divulgar consulta pública sobre a publicidade do governo federal em plataformas de internet, seguindo parâmetros contra a desinformação, a partir de demanda da Secretaria de Políticas Digitais (Secretaria de Comunicação – Presidência da República).

Entre notas e manifestos assinados, a SOCICOM construiu com a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e a Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) a “Carta de Belo Horizonte”, com vídeo de leitura com filiadas para o “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”, promovido pela SBPC.

Dentre os eventos nacionais, destaque para a conferência presencial e as três mesas virtuais na 75ª Reunião Anual da SBPC. Tratou-se, dentre outros temas, da importância da Comunicação para a democracia no pós-pandemia, a participação feminina e a difusão científica no campo e a necessidade de atuação deste relacionado às culturas populares e ancestrais.

Para discutir a curricularização da extensão nos cursos de graduação em Comunicação, a SOCICOM realizou o XI Fórum SOCICOM-Intercom, uma das atividades remotas prévias do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Relações Internacionais

Na atuação internacional, a SOCICOM teve duas grandes atividades: o primeiro ciclo “Diálogos Latino-Americanos SOCICOM” e a participação no XI Seminário ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação).

De maio a agosto, a federação realizou quatro lives em que um membro de filiada e uma pessoa de associação popular ou científica latino-americana dialogavam a partir de um tema ligado à Comunicação.

Para o XI Seminário ALAIC, propôs-se o grupo de interesse “Atividades Extensionistas em Comunicação”, com boa participação quantitativa, qualitativa e em termos de representatividade regional no Brasil, com um trabalho da Argentina.

Comunicação

Além dos ajustes no site, o maior passo foi a criação de um canal específico no Youtube (@socicomorg), de maneira a dar mais autonomia aos conteúdos produzidos pela entidade. As lives da 75RA da SBPC e do “Diálogos Latino-Americanos SOCICOM” estão em playlists próprias, além de uma específica para vídeos históricos, exibidos em outros canais.

2024

A retomada do Informativo SOCICOM é uma das atividades para aprimorar o contato entre a entidade, as filiadas e a sociedade de forma geral, com tentativa de aumentar a periodicidade além do relato anual.

2024 vai ser um ano importante também para a realização do Seminário Interno, o qual precisaremos contar ainda mais com o apoio das filiadas para a sua realização.