//Filiadas debatem ações sobre a crise de financiamento

Filiadas debatem ações sobre a crise de financiamento

Ao final do V Fórum realizado em Belém, representantes de sete entidades filiadas à Socicom se reuniram, sob a liderança da presidente da Socicom, Ana Regina Rego, e do diretor de Relações Nacionais, Rudimar Baldissera, para discutir ações e estratégias de enfrentamento político da crise de financiamento para ciência e tecnologia e o projeto de MEC Future-se que visa promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo.

Ana Regina explicou que a Socicom optou por se aliar as ações de âmbito nacional encabeçadas pelas Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)  que vão desde a assinatura de manifestos, participação em audiências publicas e busca de apoio de  parlamentares em defesa da manutenção de agencias de financiamento e recomposição do orçamento. “É  hora de transformar a angustia em reflexão e ação”, afirmou Ana Regina.

Entre as sugestões apresentadas pelos representantes de entidades estão a intensificação do lobby junto a parlamentares; criação do observatório do conhecimento que possa refletir o conjunto da produção científica da área de Comunicação; dar visibilidade as ações encabeçadas pela Socicom em sites e redes sociais das filiadas; além de publicação de matérias e artigos construídos a partir do olhar da área no Jornal da Ciência.

As entidades presentes apoiaram a estratégia da Socicom em aderir as ações encabeçadas pelas SBPC. No dia 02 de outubro, a Socicom estará presente na Marcha pela Ciência no Congresso Nacional cujo objetivo é melhorar a dotação orçamentária para CT&I no orçamento de 2020 (PLOA 2020).  A Marcha também atuará em favor de dois projetos de Lei que estão no Congresso:  o que se refere à destinação de 25% do Fundo Social do Pré-Sal para CT&I [PL 5.876/2016, dos deputados Celso Pansera e Bruna Furlan; e o PL que veda o contingenciamento do FNDCT [PLP 358/2017 do deputado Daniel Vilela] ou o PLS que transforma o FNDCT em Fundo Financeiro [ PLS 315/2017, do senador Otto Alencar].

Estiveram presentes na reunião realizada em Belém representantes das filiadas:

Anderson David G. dos Santos – Ulepicc-Brasil

Christina Ferraz Musse – Alcar

Cristina Schmidt – Rede Folkcom

Bruno de Assis – Forcine

Silvio Henrique Barbosa – ABEJ

Patrícia Mauricio Carvalho – Ulepicc

Edgard Rebouças – ABPCom

Margarida Kunsch – Abrapcorp