//O Campo da Comunicação mobilizado para a Marcha Virtual pela Ciência

O Campo da Comunicação mobilizado para a Marcha Virtual pela Ciência

Atendendo ao convite e mobilização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diversas entidades, instituições e associações científicas e acadêmicas de todo o País estão mobilizando professores, pesquisadores, estudantes e todos os amigos da ciência para participar ativamente da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, que será realizada amanhã, dia 07 de maio, durante todo o dia.

Conforme destaca a SBPC, as estidades e  associações científicas e acadêmicas podem participar de diversas formas: “Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas”, afirma a SBPC.

A Socicom e suas filiadas reiteram total apoio a iniciativa da SBPC e se organizaram com o objetivo de mobilizar professores, pesquisadores e estudantes do campo da comunicação para participar ativamente das atividades da Marcha Virtual pela Ciência. O convite resultou em diversas mesas, que serão realizadas virtualmente, organizada por diversas entidades e associações da comunicação.

  • SOCICOM

Socicom na Marcha Virtual pela Ciência

Mesa online: “O novo corona vírus e a divulgação cientifica”
Data: 7 de maio às 19 hs
Inscrições até o dia 7 de maio às 12hs em encurtador.com.br/eimGY (Vagas limitadas)

Objetivo: Reunir algumas das boas iniciativas brasileiras de divulgação científica voltadas ao enfrentamento da desinformação em relação ao Covid-19.

Um dos grandes desafios no contexto a pandemia de Covid- 19 é levar informações confiáveis ao público sobre a doença e colaborar para que as ações preventivas façam parte do cotidiano.
A pandemia é um momento exemplar para mostrar a importância e a qualidade de experiências de divulgação científica que colaboram para a reaproximação necessária entre a ciência, no seu sentido mais amplo, e a sociedade.

Convidados

Covid Verificado
Criada por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, a plataforma de divulgação científica separa fatos de fake news sobre Covid-19. Para isso faz checagem científica de informações relacionadas a doença.
https://www.covidverificado.com.br/

COVID19 DivulgAção Científica
Criada por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, a plataforma de divulgação científica separa fatos de fake news sobre Covid-19. Para isso faz checagem científica de informações relacionadas a doença.

Agência Bori
Iniciativa criada para conectar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores brasileiros a jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação do país.
https://abori.com.br/

Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI)
Vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Laboratório é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade e desenvolve produtos em diferentes suportes e direcionados a públicos diversos.
http://www.labi.ufscar.br/

A RedeComCiência
Foi criada com a missão de reunir profissionais interessados em melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência no Brasil.

  • ABP2

Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade realizará o evento Publicidade em Debate na crise COVID19, no dia 07/05 com horário 16h30 às 18h30, na plataforma zoom.

• Objetivo
Discutir projetos e ações dos associados sobre os efeitos da crise sobre o COVID 19 no universo das marcas e da publicidade mas mediações do consumo.

• Organização
Clotilde Perez
Eneus Trindade

  • ABRAPCORP

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas somará forças à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da marcha é debater a situação da ciência brasileira, que tem sofrido uma redução drástica dos recursos, além de chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

Entre as atividades a ABRAPCORP realizará a webinar “Comunicação Organizacional no contexto da pandemia de COVID-19” no dia 07/05/2020, das 17h às 18h, que contará com a participação dos professores Profa. Margarida Kunsch (USP), Profa. Cláudia Rebechi (UTFPR), Prof. Rudimar Baldissera (UFRGS) e a Profa. Ivone de Lourdes Oliveira (PUCMG), que intermediará um debate online pelo chat do Youtube. Assista no link https://cutt.ly/8yjVZq7.

Participe da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil!

Haverá tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência

  • ULEPICC-BRASIL

“Comunicação, Educação e Direitos Humanos em tempos de desinformação e pandemia” é tema de debate organizado pela Ulepicc Brasil e pela SOCICOM.

A Ulepicc-Brasil e a Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) realizarão na próxima quinta-feira (7/5) das 17h às 18h, o debate virtual “Comunicação, Educação e Direitos Humanos em tempos de desinformação e pandemia”. A atividade contará com a participação de Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília, Anderson Santos, presidente da Ulepicc-Brasil e professor da UFAL, e Fernando Oliveira Paulino, Diretor de Relações Internacionais da SOCICOM e da ALAIC e professor da UnB.

A live pretende estimular reflexão sobre a situação atual a partir das questões abaixo:

a) Como poderia haver maior aproximação entre Comunicação, Educação e Direitos Humanos?

b) O que a situação atual ensina e pode estimular em termos de mudança?

c) Quais são as principais contribuições que a Comunicação, a Educação e os estudos e práticas em Direitos Humanos podem oferecer para prevenção à desinformação e para contribuir com a redução dos efeitos da pandemia?

d) Como Comunicação, Educação e Direitos Humanos poderiam ter maior reconhecimento científico e, consequentemente, suporte para suas atividades?

e) Que exemplos de atividades ligadas à Comunicação, Educação e Direitos Humanos podem contribuir com os objetivos da Marcha (Virtual) pela Ciência?

Realizada pela Ulepicc Brasil e pela SOCICOM, a iniciativa pode ser acompanhada tanto pelo perfil da Ulepicc-Brasil no Facebook (Ulepicc – Brasil) quanto no perfil da entidade no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=lJeY2OSpAUU) e integra a programação da Marcha Virtual pela Ciência. Use no dia as hashtags: #paCTopelaVida! e #FiqueEmCasaComCiência.

No vídeo a seguir, Anderson Santos informa a importância de defender a ciência no Brasil, especialmente as áreas que estão entre as Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e Artes: https://www.youtube.com/watch?v=yA85LoEBMU0

Mais informações sobre a Marcha em: http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-

  • ABPCOM

Webinário debate “o papel da Extensão Universitária no fortalecimento da Comunicação Cidadã”

Na próxima quinta-feira, 07 de maio, às 11 horas, a Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom)realiza a primeira edição de seu ciclo debates on-line “Desafios contemporâneos da Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã”. O webinário tem como convidadas Luzia Mitsue Yamashita Deliberador (Faculdade Maringá e UEL), Milena Marra (UFG) e Sandra Raquew dos Santos Azevedo (UFPB), que discutirão a importância da Extensão Universitáriae as experiências de Comunicação Cidadã que emergem neste contexto. O evento integra as ações de apoio da ABPCom à Marcha Virtual pela Ciência, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso pela Ciência (SBPC) nesta data.

Webinário Extensão Universitária e Comunicação Cidadã
Data: 07/05/2020, quinta-feira, às 11 horas
Transmissão: Canal da ABPCom no Youtube | bit.ly/seminario-abpcom

Convidadas

• Luzia Mitsue Yamashita Deliberador
Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1982) e graduação em Licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Faculdade Maringá, docente convidada da Especialização em Comunicação Popular e Comunitária da Universidade Estadual de Londrina. Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) do CNPQ, Vice-Diretora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária, comunicação e cidadania, mídia e educação, cidadania e comunicação e educação.

• Milena Marra
Jornalista pela Universidade de Brasília (UnB) e discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Goiás (PPGCOM/UFG) na linha Mídia e Cidadania. Desde 2015, é colaboradora do Programa de Extensão de Ação Contínua Comunicação Comunitária (ComCom/ UnB).

• Sandra Raquew dos Santos Azevedo
Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Atua no Departamento de Jornalismo da UFPB. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Especialista e Mestre em Educação(UFPB, 2004). Áreas de atuação: Jornalismo, Mídia-Educação; Estudos de Gênero e Mídia. Autora dos livros Perfis em Jornalismo Cultural (2014, Editora Idéia); Mulheres em Pauta: gênero e violência na agenda midiática (2011); Cartografias: escritos sobre mídia, cultura e sociedade(2008) e Gênero, Rádio e Educomunicação: caminhos entrelaçados(2005), publicados pela Editora da UFPB. Integra os grupos de pesquisa sobre Comunicação Comunitária e Mídia Local(UMESP) e Coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Gênero e Educomunicação (Objor-Semiárido). Colabora com a Revista Ártemis(UFPB) e a Revista Mídia e Cotidiano (Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense). Desenvolve e orienta projetos de pesquisa nas seguintes áreas: Jornalismo; Mulheres nas Mídias; e Tecnologias da Informação e Comunicação; Comunicação e Cidadania no Semiárido Brasileiro; Comunicação e Saúde.