//Socicom subscreve moção de solidariedade aos três Colégios que organizam as áreas de avaliação da Capes

Socicom subscreve moção de solidariedade aos três Colégios que organizam as áreas de avaliação da Capes

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

As associações científicas do campo da Comunicação abaixo relacionadas vêm a público demonstrar solidariedade aos três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – o Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, o Colégio de Ciências da Vida e o Colégio de Humanidades – em razão da carta aberta direcionada no dia 16 de junho de 2020 à Presidência, ao Conselho Superior e ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior do órgão federal.

Os três Colégios, representativos da complexidade do campo acadêmico brasileiro, alertam para a preocupante ausência de debate com a comunidade científica que compõe a CAPES em relação às discussões que tem envolvido a definição de indicadores de avaliação dos programas de pós-graduação a partir do próximo quadriênio, em especial os seguintes itens presentes no documento da “Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional”: 1) Redefinição das áreas de conhecimento; 2) Avaliação de impacto (definição de indicadores e avaliação por comissão externa); 3) Indicadores únicos para todas as áreas; 4) Extinção do Qualis periódic os; 5) R esultados financeiros como indicador de impacto; 6) Conflitos no entendimento do que seja o modelo multidimensional.

Além da crítica legítima à condução do processo, os três Colégios chamam a atenção para o fato de que as associações científicas, que participaram de relatórios anteriores com o fornecimento de elementos essenciais para a definição do modelo avaliativo, terem sido apartadas do debate atual sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Nesse sentido, fazemos coro ao Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, ao Colégio de Ciências da Vida e ao Colégio de Humanidades quando ressaltam que “a CAPES é um importante patrimônio brasileiro, que vem sendo construído ao longo das últimas seis décadas, contando com a participação ativa de toda a comunidade científica nacional e, por meio de seus mais de sete mil cursos, está presente em todas as regiões do país”.

Esperamos que a CAPES, em respeito à importância de suas atribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico no país e ao seu longo legado histórico, reveja a condução do processo supramencionado.

Assinam:

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS)

Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM)

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual (SOCINE)

Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ)

Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber)

Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom)

União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC – Brasil)

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP)

Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)

Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE)