//VI Fórum Socicom-Intercom – Evento Online

VI Fórum Socicom-Intercom – Evento Online

Na sexta edição do Fórum, a Socicom propõe realizar três mesas em parceria com a Intercom, com duração unitária de duas horas, sobre temas que estiveram em pauta no debate em âmbito nacional em 2020 nas áreas de políticas públicas para a Educação e desenvolvimento científico e tecnológico da Comunicação:

 

Mesa 1 – 10h-12h

O Sistema de Pós-Graduação do Brasil- perspectivas

O futuro da pós-graduação em Comunicação a partir da definição de indicadores de avaliação dos programas de pós-graduação no próximo quadriênio, conforme constam do documento da “Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional”. Em discussão a redefinição das áreas de conhecimento; avaliação de impacto (definição de indicadores e avaliação por comissão externa); a implantação de Indicadores únicos para todas as áreas; a proposta de extinção do Qualis periódicos; os resultados financeiros como indicador de impacto; e a ideia de um modelo multidimensional e possíveis conflitos. Outro aspecto a ser analisado são os impactos desses indicadores no processo de avaliação da pós-graduação em Comunicação, notadamente quanto à permanência e sustentabilidade de programas que atualmente estão com avaliação 3 e 4.

Convidados
Reinaldo de Carvalho – Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira e componente do GT SBPC/CAPES
Edison Dalmonte – Coordenador de Área – Comunicação e Informação na CAPES
Maurício Ribeiro da Silva – Presidente da Compós
Mediação: Ana Regina Rêgo – Socicom e UFPI

 

Mesa 2 – 15h-17h

Plataformas digitais e regulamentação no Estado Brasileiro

Embora haja uma série de legislações como Marco Civil da Internet, leis de proteção de dados, de proteção de direitos autorais ou de responsabilização no caso de retiradas de conteúdos da Internet, diferentes fatores passaram a impulsionar o debate internacional e nacional sobre novas normas para disciplinar as atividades das grandes plataformas digitais. Entre elas estão as críticas relacionadas a abusos na coleta e tratamento de dados, a disseminação de desinformação e conteúdo prejudicial que tem amplo impacto social e político a ponto de colocar em risco a democracia em vários países. O debate abordará a questão da necessidade de ampliação da regulação dessas plataformas, destacando os mecanismos de controle social sobre sua forma de atuação e proteção de dados dos usuários.

Convidados
Marcos Dantas – CGI e UFRJ
Helena Martins – UFC e INTERVOZES
Mediação: Nelia Del Bianco – Socicom, PPGCOM UFG e UNB

 

Mesa 3 – 18h-20h

Pesquisa e Inovação em Comunicação

A centralidade da pesquisa nos processos de inovação em comunicação para, por um lado, gerar avanços tecnológicos, qualificar processos, produtos e serviços, transformar narrativas, e, por outro lado, revisar permanentemente os fundamentos epistêmicos, teóricos e metodológicos para amplificar suas potências de compreender e explicar os fenômenos comunicacionais. Os desafios para dar visibilidade à inovação em comunicação e à comunicação como processo impulsionador da inovação.

Convidados
Juliano Mendonça Domingues da Silva – PPG Indústrias Criativas da PUC/PE
Rafael do Nascimento Grohmann – PPGCOM Unisinos
Regina Rossetti – PPGCOM Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Mediação: Rudimar Badissera – Socicom e UFRGS

 

Evento virtual para congressistas do Intercom Nacional 2020