//Diretoria presta contas de sua atuação no biênio 2018-2020

Diretoria presta contas de sua atuação no biênio 2018-2020

Durante assembleia dos membros do Conselho Deliberativa da Socicom, realizada no dia 30 de novembro de 2020, a presidente da Socicom, Ana Regina Barros Rêgo Leal apresentou relatório de atividades da gestão no biênio 2018-2020. O mandato da diretoria encerrou no dia 1 dezembro mas ainda cumpriu agenda de eventos programados até o dia 8 de dezembro, como o  VI Fórum Socicom-Intercom realizado no dia 4.

No tópico articulação e mobilização social da entidade em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e da Democracia, Ana Regina destacou as ações conjuntas com a SBPC como estratégia de mobilização nacional, bem como a participação em Grupos de Trabalho e Fórum das Ciências Humanas e Sociais e acompanhamento de audiências públicas e eventos. Foram 25 notas e posicionamentos públicos assinados pela Socicom em conjunto com entidades nacionais e do campo da Comunicação sobre temas de interesse para a sustentabilidade a pesquisa científica, como a ação pública contra os cortes no orçamento do governo federal para Educação em 2019 e 2020, sustentabilidade para os programas de pesquisa, além da defesa de manutenção das agências de fomento Capes, CNPq e FNDCT.

Enfatizou a importância de a Socicom estar presente no Grupo de Trabalho SBPC/CAPEs para discutir questões polêmicas como a distribuição de bolsas aos programas de pós-graduação com o corte de financiamento para PIBIC na área de Humanidades, a proposta de aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional e o plano nacional de pós-graduação.

Outra faceta importante de atuação foi a realização e promoção de eventos científicos nacionais e internacionais. Um dos destaques foi a participação em duas mesas organizadas pela Alaic no IAMCR – International Association for Media and Communication Research – em julho de 2019, na Universidade Complutense de Madri, Espanha, sobre os temas memória da investigação em Comunicação na AL e a comunidade iberoamericana de comunicação no cenário global.

Em cumprimento de seu estatuto, a Socicom fortaleceu o diálogo com entidades filiadas do campo da Comunicação por meio da mobilização em torno da assinatura de manifestos e notas conjuntas, participação em reuniões, audiências públicas e movimentos organizados pela SBPC, além de ações solicitando a revisão da Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais – CINE Brasil 2018 junto ao INEP.

A construção da visibilidade pública da Socicom foi marcada no biênio por meio de ações de comunicação de divulgação e construção de campanhas nas redes sociais em defesa da Democracia, contra a redução de recursos para a Educação, defesa da vida e combate a desinformação sobre vacinas e Covid19.

A íntegra do relatório está disponível no endereço: http://socicom.org.br/relatorio-de-atividades-2020/