//SOCICOM organiza atividades na 76ª Reunião Anual da SBPC

SOCICOM organiza atividades na 76ª Reunião Anual da SBPC

SOCICOM organiza atividades na 76ª Reunião Anual da SBPC

Diretores da Federação e convidados participam de atividades virtuais sobre questões contemporâneas da Comunicação

 

A Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) terá atividades durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada de 7 a 13 de julho de 2024, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante o evento, a SOCICOM promove conferências e painéis na modalidade virtual, com transmissão por seu canal no YouTube.

Conferências

No dia 10 (quarta-feira), às 10h, haverá a conferência “Reinventando o jornalismo pós-pandêmico: caminhos para um futuro sustentável”. A atividade considera que a pandemia da Covid-19 desencadeou mudanças significativas no panorama midiático, realçando a necessidade de um jornalismo mais adaptativo, responsável e engajado com questões de sustentabilidade. Assim, o papel do jornalismo na era pós-pandêmica e sua contribuição para a promoção de um futuro sustentável entram em questão.

A conferencista é Rafiza Varão, diretora de Relações Nacionais da SOCICOM, professora da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena a linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É ainda vice-presidente da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

A apresentação será de Eugênio Trivinho, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP) e um dos criadores da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura).

A conferência também servirá como homenagem à professora Janaína Antunes, vice-presidente da SOCICOM que coordenaria a mesa, mas que faleceu em março deste ano.

No dia 12 (sexta-feira), também às 10h, está marcada a conferência “Plataformas, veículos de comunicação e a formação universitária: Desafios da Comunicação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Destacando a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a conferência busca discutir os desafios colocados pelas plataformas e veículos de comunicação num cenário de monopólio corporativo internacional frente aos limites do contexto nacional.

A atividade é ministrada por Manoel Dourado Bastos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Grupo de Trabalho 6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação da Ulepicc-Brasil (União Latina da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura – sessão Brasil). 

Quem apresenta é Betania Maciel, presidenta da SOCICOM, professora da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e conselheira da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Painéis

O primeiro painel ocorrerá na tarde do dia 9 (terça-feira), a partir das 13h, com o tema “Ética em pesquisa: futuro inclusivo pelas ciências humanas e sociais”. A atividade compreende que a ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é um alicerce para promover um futuro inclusivo. Pensar num modelo próprio, a partir do funcionamento específico da investigação acadêmica, é tema de discussão dos últimos anos entre as entidades científicas desses campos, de maneira que é necessário propor um novo modelo próprio, mais adequado à epistemologia das ciências.

Os palestrantes são: Cláudia Lago, docente da Universidade de São Paulo (USP) e membra da Coordenação do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA); Mozahir Salomão Bruck, docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação (Compós); Ana Regina Barros Rêgo Leal, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCd Brasil); Márcia Guena dos Santos, docente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e diretoria cultural da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação); e Igor Sacramento, docente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e vice-presidente da Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia). A mediação será de Mirian Aparecida Meliani Nunes, docente da USP.

Por fim, na tarde do dia 10 (quarta-feira), às 16h, ocorrerá o painel “Inclusão social através do uso da extensão para a educomunicação”. O objetivo da atividade é analisar como a intersecção entre os campos educacional e comunicacional pode ser utilizada para mitigar barreiras sociais e educacionais, contribuindo para uma sociedade igualitária e informada.

Os convidados são: Ariane Carla Pereira, docente da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), vice-presidente da Intercom e diretora administrativa da SOCICOM; Juliano Mendonça Domingues da Silva, docente da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e presidente da Intercom; e Verlane Aragão Santos, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e presidenta da Ulepicc-Brasil. A mediação será de Anderson Santos, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e diretor de Relações Internacionais da SOCICOM.

Serviço

SOCICOM na 76ª Reunião Anual da SBPC

Transmissão pelo canal da SOCICOM no YouTube (youtube.com/@socicomorg)

Painel: Ética em pesquisa: futuro inclusivo pelas ciências humanas e sociais – Data: 9/7 (terça) – Horário: 13h

Conferência: Reinventando o jornalismo pós-pandêmico: caminhos para um futuro sustentável – Data: 10/07 (quarta) – Horário: 10h

Painel: Inclusão social através do uso da extensão para a educomunicação – Data: 10/07 (quarta) – Horário: 16h

Conferência: Plataformas, veículos de comunicação e a formação universitária: Desafios da Comunicação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Data: 12/07 (sexta) – Horário: 10h