//SOCICOM apresenta relatório de atividades do primeiro semestre

SOCICOM apresenta relatório de atividades do primeiro semestre

Em reunião realizada com o Conselho Deliberativo em 25 de junho, a SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) apresentou relatório das atividades desenvolvimento no primeiro semestre de 2024, além de discutir a situação financeira da entidade. Parte do que foi feito está ainda no Informativo SOCICOM, o qual este texto representa uma apresentação.

Presidida pela professora Betania Maciel, a entidade precisou se reorganizar após o falecimento da vice-presidenta, Janaína Antunes, em março deste ano. O primeiro semestre, assim, foi de participação em reuniões com entidades de pesquisa e mais de preparação para as atividades do segundo semestre.

Relações Nacionais

A SOCICOM propôs ou esteve presente em atividades ligadas ao desenvolvimento científico do país, com participação em reuniões da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e do FCHSSALLA (Fórum de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes) e seus respectivos subgrupos.

Destaca-se a presença na rodada de conversas com presidentes de Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Além disso, foi importante ao iniciar as discussões na Comunicação sobre a renovação do Conselho de Assessoramento do CNPq.

Entre documentos assinados, a SOCICOM fez nota em apoio ao Netlab-UFRJ, perseguido pela extrema-direita brasileira; além de assinar notas da SBPC e outras associações pela aprovação do PL 2.360/2020 (“PL das Fake News”), contra o PL 1.904/2024 (que equiparava o aborto ao crime de homicídio simples), contra o corte de orçamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e em solidariedade ao Rio Grande do Sul.

Dentre os eventos nacionais, destaque para as duas conferências e dois painéis virtuais que serão realizados na 76ª Reunião Anual da SBPC, de 9 a 12 de julho, com temáticas que passam por: Ética em Pesquisa; Jornalismo pós-pandêmico; Extensão para educomunicação; e Plataformas e formação universitária.

Relações Internacionais

Na atuação internacional, a SOCICOM deu continuidade aos “Diálogos Latino-Americanos SOCICOM”, com a quinta edição tendo como tema “Os desafios da Comunicação”, discutido por Betania Maciel e Fernando Oliveira Paulino (presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação – ALAIC).

No Congresso da ALAIC, por sinal, está prevista uma mesa em 18 de agosto para tratar da “Atuação das entidades científicas brasileiras da Comunicação na América Latina”.

Comunicação

Houve a continuidade das ações de divulgação das atividades da SOCICOM e de afiliadas no site e nos perfis em mídias sociais da federação.

O informativo de julho engloba tudo o que foi produzido e publicado no primeiro semestre, o que inclui a mesa dos “Diálogos Latino-Americanos SOCICOM”.

Financeiro

A diretoria financeira apresentou o balanço das finanças da SOCICOM em 2024, com preocupação na manutenção da entidade no cenário atual de pagamentos de anuidades das afiliadas.

A proposta é que a atual gestão, que encerra as suas atividades em novembro deste ano, possa repassar o caixa da federação numa situação melhor para a próxima, o que deve requerer aumento da anuidade.

O segundo semestre, assim, deve marcar a realização de eventos e o processo eleitoral da SOCICOM.