//Rumos da regulação das plataformas digitais é tema do Fórum Socicom – Intercom

Rumos da regulação das plataformas digitais é tema do Fórum Socicom – Intercom

Na sexta edição do Fórum em parceria com a Intercom, a ser realizado em 4 de dezembro, na modalidade virtual, a Socicom programou três mesas, com duração unitária de duas horas, sobre temas que estiveram em pauta no debate em âmbito nacional em 2020 nas áreas de políticas públicas para a Educação e desenvolvimento científico e tecnológico da Comunicação.

A primeira mesa, às 9hs, debate o Sistema de Pós-Graduação do Brasil- perspectivas. O objetivo é analisar o futuro da pós-graduação em Comunicação a partir da definição de indicadores de avaliação no próximo quadriênio, conforme constam do documento da “Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional”. Como também analisa a proposta de redefinição das áreas de conhecimento; avaliação de impacto (definição de indicadores e avaliação por comissão externa); a implantação de Indicadores únicos para todas as áreas; a proposta de extinção do Qualis periódicos; os resultados financeiros como indicador de impacto; e a ideia de um modelo multidimensional e possíveis conflitos.

Participam dessa mesa, Reinaldo de Carvalho – Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira e componente do GT SBPC/CAPES, professor Edison Dalmonte – Coordenador de Área – Comunicação e Informação na CAPES, Maurício Ribeiro da Silva, Presidente da Compós com a coordenação de Ana Regina Rêgo, presidente da SOCICOM.

As plataformas digitais e regulamentação no Estado brasileiro é o tema da segunda mesa programada para a tarde. A relevância da discussão está na necessidade de se ter normas para disciplinar as atividades das grandes plataformas digitais, entre elas abusos na coleta e tratamento de dados, a disseminação de desinformação e conteúdo prejudicial que tem amplo impacto social e político a ponto de colocar em risco a democracia em vários países.

Participam do debate, Marcos Dantas ex-integrante da CGI e professor da UFRJ, Helena Martins, professora da Universidade Federal do Ceará e INTERVOZES com a mediação de Nelia Del Bianco, vice-presidente da SOCICOM.

Encerrando o Vi Fórum, está programada uma mesa sobre pesquisa e inovação em Comunicação. Em debate a centralidade da pesquisa nos processos de inovação em comunicação para, por um lado, gerar avanços tecnológicos, qualificar processos, produtos e serviços, transformar narrativas, e, por outro lado, revisar permanentemente os fundamentos epistêmicos, teóricos e metodológicos para amplificar suas potências de compreender e explicar os fenômenos comunicacionais.

Foram convidados para o debate do tema Juliano Mendonça Domingues da Silva, professor do PPG Indústrias Criativas da PUC-PE, Rafael do Nascimento Grohmann – do PPGCOM Unisinos, Regina Rossetti do PPGCOM Universidade Municipal de São Caetano do Sul e a mediação é de Rudimar Badissera, diretor de relações nacionais da Socicom.