//Onde está a CIÊNCIA em sua vida?

Onde está a CIÊNCIA em sua vida?

Marcha virtual pela Ciência: Pacto pela Vida!

Por Ana Regina Rêgo – Presidenta da Socicom

A naturalização da vida enquanto situação do lugar do ser em seu espaço temporal, do nascer ao morrer, sem o despertar para o olhar, nos faz pensar que o mundo e a vida como a vivemos foram postos deste modo e assim o são. Que tal fazermos um exercício para o olhar? Que tal tentarmos percebermos e compreendermos o que está além do imediato?

A ciência que enxergamos, mas não percebemos como ciência, nos envolve todos os dias do amanhecer ao anoitecer, do acordar ao adormecer. Ela se encontra nas roupas que usamos, nos calçados, nos produtos de higiene, limpeza, beleza, no carro e em todos os meios de transporte coletivos ou não, no combustível que usamos em cada veículo. A ciência está em todos os processos, estruturas e aparelhos de comunicação que hoje utilizamos como se fossem parte de nós.

A ciência está nos alimentos que consumimos, nos medicamentos, nas bebidas, na transformação da matéria que possibilita a fabricação dos móveis, a construção de casas, edifícios, cidades.

A ciência é o que o possibilita a tecnologia que nos aproxima e forja nossas novas sociabilidades pelo mundo virtual. Ela é a responsável por esta área desde o primeiro computador, criado na década de 1940, ao computador pessoal, agora produzido em tamanho cada vez menor e que nos possibilita mobilidade para trabalhar onde quer que estejamos. A ciência é hardware e software.

A ciência é onipresente. Ela corre pelas infovias levando nossos dados e informações de tudo o que há no mundo. Da informação que lhe orienta sobre as mudanças temporais diárias à cura para a próxima doença.

Como seria sua vida sem a ciência?

Mas existem ciências que nos ajudam a despertar para o olhar e para o pensamento são as denominadas Humanidades e envolvem a Filosofia, a História, a Política, a Comunicação, as Letras, a Arquitetura, a Antropologia, a Psicologia, as Artes, sim as Artes, e muitas, muitas outras.

A ciência é, portanto, ubíqua. Não há vida em sociedade no século XXI que ocorra sem interveniência de produções científicas, que por sua vez, acarretam em desenvolvimento de tecnologias que visam facilitar a vida de todos nós, por um lado, e nos possibilitam perceber, compreender e interpretar como esses processos acontecem, por outro.

E o que possibilita o desenvolvimento da ciência? Em primeiro lugar, educação de qualidade. Em nosso país a ciência é desenvolvida potencialmente nas instituições de ensino superior públicas. São as universidades públicas as líderes da produção em ciência e da produção de qualidade. Em segundo lugar grande investimento em recursos.

O saber científico não tem como base a opinião, ele se apoia em métodos desenvolvidos para cada campo e aperfeiçoados ao longo do tempo. A epistemologia que congrega hipóteses, conhecimento crítico, resultados de muitas pesquisas não se constrói de uma hora para outra, mas se estabelece na ágora da ciência a partir de inúmeras contribuições através dos tempos.

É por tudo isso, que quando um governo quebra com a cadeia que promove a ciência em nosso país, este governo é antes de tudo sem visão e, ao mesmo tempo, um governo que condena seu povo e seu mercado, à submissão da produção científica e tecnológica externa.

Extinção de órgãos, cortes de verbas, cortes de bolsas para alunos de graduação e de pós-graduação e pesquisadores/cientistas das mais diversas áreas tem sido uma constante no Brasil, desde o governo Temer. No atual governo de Jair Bolsonaro os ataques ao campo científico e tecnológico foram potencializados em periodicidade e força.

Portanto foi neste contexto que a SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência convocou  a MARCHA VIRTUAL PARA A CIÊNCIA que acontece hoje (07) com a participação de centenas de instituições científicas e a acadêmicas de todo o país e que nós do campo da campo da Comunicação abraçamos como mais uma oportunidade para nos aproximarmos da sociedade, mostrando nossa importância e valor.

Ana Regina Rêgo

Presidenta- Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação –SOCICOM

 

  • MARCHA VIRTUAL PELA CIÊNCIA – Programação SPBC

A Programação da SBPC assim como das Instituições Científicas e Acadêmicas das mais diversas áreas pode ser conferida no link:

http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/programacao/

 

  • MARCHA VIRTUAL PELA CIÊNCIA – Programação Campo da Comunicação

Mesas online

11h – O papel da Extensão Universitária no fortalecimento da Comunicação Cidadã

ABPCom- Canal no Youtube:  bit.ly/seminário-abpcom

16h30 –Publicidade em debate na crise da COVID-19

ABP2- Join Zoom Meeting

17h – Comunicação, educação e direitos humanos em tempo de desinformação e pandemia @ULEPICCBR

ULEPICC-Brasil – www.facebook.com/ulepiccbrasil

17h- Comunicação organizacional no contexto da pandemia de COVID 19 @ABRAPCORP_OFICIAL

ABRAPCORP- Canal no Youtube – bit.ly/abrapcorpnamarcha2020

19h- O novo corona vírus e a divulgação científica- relatos de experiência @SOCICOM_OFICIAL

SOCICOM- encurtador.com.br/eimGY

Inscrevam-se!