//Nota em apoio ao trabalho do IBICT para o desenvolvimento da C&T

Nota em apoio ao trabalho do IBICT para o desenvolvimento da C&T

A transferência de tecnologias da informação é uma das ações que consolidaram o IBICT como referência na área no Brasil e no exterior ao longo dos seus 55 anos de atuação. O seu corpo técnico realiza a absorção e personalização de novas tecnologias, repassando-as a outras entidades interessadas na captura, distribuição e preservação da produção intelectual científica e tecnológica.

Embora seja fundamental no trabalho de coleta automática de registro e disseminação de teses e dissertações, a editoração de revistas eletrônicas e os repositórios de documentos digitais de diversas naturezas, o órgão convive com ameaças de corte de recursos para seu funcionamento e até mesmo fusão com outras agencias de fomento.

Em outubro, a SOCICOM enviou de carta de apoio ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O documento foi enviado para a Comissão de Tecnologia do Parlamento. A iniciativa foi uma solicitação do próprio IBICT e várias entidades enviaram cada uma, um documento distinto

Nota da Socicom em apoio ao IBITC

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), desde a sua fundação, tem cumprido papel fundamental para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do país. O reconhecido rigor científico de seus pesquisadores na condução de suas investigações, bem como na divulgação e disponibilização das informações à sociedade legitima sua excelência no âmbito da comunicação e divulgação científica, organização de conhecimento, informação em saúde, informação em meio ambiente, ciência de dados, desinformação e competência de dados, dentre outras.

Fonte: Instagram Socicom

Além disso, destacamos sua qualificada atuação na construção de infraestrutura de ciência e tecnologia com a organização de acervos, produção de bases de dados, bibliotecas digitais e repositórios, imprescindíveis para ampliar os níveis de acesso a informações de qualidade, medulares para a inovação e, portanto, para o desenvolvimento tecnológico, social e cultural do País.

Esses atributos, competências e práticas, historicamente legitimados, distinguem o IBICT como primordial referência, não apenas para o Campo das Ciências da Informação, mas também para muitos outros campos, como o da Comunicação, da Administração, da Economia e da Saúde.

Diante disso, a SOCICOM, Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação vem manifestar seu apoio e reconhecimento ao IBCT pelas suas valiosas e fundamentais contribuições à ciência, tecnologia e inovação.

Ana Regina Rêgo | Presidente da SOCICOM