//Comunicação como Ciência é o tema de II fórum Socicom-Alaic em Medellín

Comunicação como Ciência é o tema de II fórum Socicom-Alaic em Medellín

A contemporaneidade impõe desafios ao campo científico em diversas ordens, desde a completa descrença em paradigmas e instituições consagradas das ciências, às questões que implicam na saúde pública. A história encontra-se em disputa. O passado e o presente são objetos de reconstruções narrativas na luta pelo direito de decidir o futuro da humanidade. Nesse ínterim, as ciências humanas e sociais sofrem ataques e são desqualificadas.

Neste contexto, o II Fórum SOCICOM-ALAIC de 2020 terá duas mesas de debates previstas para o dia 2 de junho como importante momento de interlocução entre as instituições científicas da América Latina.

Na primeira mesa será debatido o tema “Comunicação enquanto campo científico e sua importância para o bem-estar das sociedades”. A intenção é, a partir de cada instituição, dar visibilidades a aportes epistemológicos, paradigmas teóricos e práticas que possam subsidiar novas construções do campo que o credibilizem como ciência.

Na segunda mesa temática, a intenção é analisar de um ponto de vista político, tendo como foco as desconstruções das políticas científicas na América Latina, as possibilidades para o desenvolvimento da pesquisa em Comunicação no continente.

Programação

MESA 1 A Comunicação como Ciência

Palestrantes
– Gustavo Cimadevilla ( ALAIC) Argentina
– Ana Regina Rêgo (SOCICOM) Brasil
– Karina Olarte (ABOIC) Bolívia
-Tanius Karam (ALAIC) México
– Fernando Oliveira Paulino – mediador

MESA 2 A pesquisa em Comunicação – perspectivas

Palestrantes
– Anderson Santos (Ulepicc) Brasil
– Gabriel Kaplún (ALAIC) Uruguai
– Sandra Osses (ALAIC) Colombia
– Daniela Monje – mediadora