//SOCICOM participa de reunião do conselho do FCHSSALLA sobre ética em pesquisa

SOCICOM participa de reunião do conselho do FCHSSALLA sobre ética em pesquisa

A diretoria  da SOCICOM (Federação Brasileira das Entidades Científicas e Acadêmicas de Comunicação), representada por seu presidente, Anderson Santos, esteve presente na primeira reunião de 2025 do Conselho do FCHSSALLA (Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Arte, em 24 de janeiro, assim como representantes da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

Com a necessidade de indicação de um nome das entidades para a instância de Ciências Humanas e Sociais na Comissão Nacional de Ética na Pesquisa (Conep) até o dia 30 de janeiro, a reunião serviu para atualizar o cenário da ética em pesquisa para as áreas que compõem o fórum, com apresentação do histórico de atuação desde sua criação em 2013, contexto apresentado por Jefferson Mainardes (UEPG/ GT Fórum Ética em Pesquisa do FCHSALLA/Anped).

Mainardes apresentou as dificuldades das leis sobre pesquisa em seres humanos, destacando que ainda falta regulamentar a mais recente (Lei nº 14.874/2024), que repete problemas apresentados nas anteriores quanto às CHSSALLA. Por enquanto, a lei não foi regulamentada e não houve retorno dos ministérios da Saúde e Ciência Tecnologia e Inovação e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível S) quanto às diretrizes formuladas pelo fórum no ano passado.

Na sequência, Adriano Peixoto (GT Ética em Pesquisa do FCHSSALLA/UFBA/SBPOT/Conep) tratou da situação interna no Conep quanto à participação de membros do fórum, destacando a importância de ocupar este espaço mesmo com as dificuldades enfrentadas para uma realidade em que os parâmetros de ética em pesquisa ainda é definida por quem é da biomedicina.

Felipe Simões (SBPJor) apresentou posicionamento sobre a permanência no Conep, mas destacou a necessidade de encaminhar que as diretrizes publicadas pelo FCHSSALLA possam ser base para os periódicos das entidades científicas da área, além de indicar a importância de direcionar contatos para outros ministérios.

O presidente da SOCICOM, Anderson Santos, reforçou a preocupação para que as divergências e propostas do fórum cheguem às universidades para que não haja problemas no trabalho de pesquisa para quem seguir as diretrizes, destacando a importância do dia de mobilização quanto ao tema – proposta da coordenação do fórum. Além disso, sugeriu que um dos critérios para a indicação ao Conep possa ser a participação no GT de Ética em Pesquisa do FCHSSALLA para ser uma pessoa que acompanhe essa discussão e possa levar o posicionamento do fórum no que vier a ser discutido.

A indicação de membro do FCHSSALLA para o Conep se dá pelo grupo de WhatsApp do Fórum, em link específico, até o dia 30 de janeiro (quinta-feira). De acordo com as indicações, será marcada nova reunião para apresentação de candidaturas e votação. Se houver indicação por parte das entidades associadas à SOCICOM e que componham o FCHSSALLA, solicita-se que entre em contato com a presidência (presidencia@socicom.org.br ou anderson.gomes@santana.ufal.br) para devida articulação que se fizer necessária.