A SOCICOM-Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação preocupada com o atual cenário no que concerne ao campo científico, sobretudo, nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, está programando a publicação de um e-book em que irá destacar as contribuições científicas do campo da comunicação.
Criada há 12 anos, a Socicom tem desenvolvido ações destinadas à consolidação da Comunicação como grande área de conhecimento e, para isso, atua junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, bem como os órgãos reguladores e avaliadores do ensino em nível de graduação e pós-graduação. Ao participar de reuniões nacionais para discutir ações e políticas para ciência & tecnologia, a diretoria da entidade tem observado, nos últimos anos, que lideranças e autoridades demonstram, frequentemente, pouco conhecimento ou respeito à pesquisa e com nosso campo do conhecimento. A área é comumente percebida como específica de formação de profissionais para a mídia.
A Socicom quer sinalizar à sociedade que a Comunicação enquanto área tem um duplo papel. Tanto pode ser percebida como área do conhecimento com relevante formação de profissionais de mídia, como também atua fortemente na formação de pesquisadores no âmbito dos mais de 50 programas de pós-graduação e desenvolve investigações científicas e tecnológicas relevantes.
O e-book “O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas” tem como objetivo reunir contribuição de especialistas e dirigentes de entidades acadêmicas do campo que possam refletir sobre essas duas dimensões: o debate sobre a condição disciplinar da comunicação e a contribuição das entidades científicas filiadas à entidade para o desenvolvimento da área.
As entidades acadêmicas e científicas da área têm prestado significativa contribuição para o desenvolvimento do campo da Comunicação. São essas entidades, em parceria com escolas e/ou faculdades de comunicação, as grandes articuladoras e impulsionadoras do crescimento e da consolidação da pesquisa na área. Elas atuam em várias frentes fomentando a realização de congressos, seminários, fóruns e publicações em constante diálogo com a comunidade acadêmica nacional e internacional.
Na primeira parte do livro, pesquisadores convidados refletirão sobre a construção epistemológica do campo. Na segunda parte do livro, o destaque será para a contribuição das associações científicas que irão relatar o processo de organização institucional dos pesquisadores em torno de interesses em comum (temática, objetos, profissões) dentro do campo, bem como destacar as características mais marcantes dessa performance.
Organizado por Ruy Sardinha e Nelia Del Bianco, o e-book será lançado em outubro.