A Federação Brasileira das Entidades Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) realizou nesta terça-feira (8), a primeira reunião do conselho deliberativo da nova diretoria para tratar sobre informes e o planejamento das diretorias para o ano de 2025. Estiveram presentes representantes das associações científicas filiadas da Socicom.
Durante a reunião o presidente da Socicom, Anderson Santos apresentou as principais atividades desenvolvidas como a regularização da nova gestão como as questões de cartório e bancárias, e destacou a reunião do Conselho FCHSSALA que foi realizada para definição de critérios e escolhas de novo membro para compor a Comissão Nacional de Ética na Pesquisa (Conep), e a reunião ampliada e indicação de nomes para o Conselho de Assessoramento de Comunicação do CNPQ. Anderson Santos também tratou sobre a aprovação de quatro atividades a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com duas conferências e dois painéis, em julho deste ano em Recife (PE).
Com relação as diretorias, foram tratadas algumas ações planejadas para o ano de 2025, a começar pela presidência e vice-presidência, como a Organização do SOCICOM Homenagens: Janayna Antunes (2025) e José Marques de Melo (2026).
A diretora de Relações Internacionais, Marluce Zacariotti, destacou estratégias e ações a serem desenvolvidas como compilar uma lista de contatos das principais entidades de comunicação e grupos de pesquisa na América Latina, Portugal e África; contactar as associações e grupos/ redes de pesquisa, construir um banco de dados de organizações de comunicadores populares; planejar e organizar a participação da SOCICOM no congresso da ALAIC, incluindo a realização de mesas-redondas, apresentações e workshops e promover o Ciclo “Desafios dos Estudos de Comunicação na Contemporaneidade”. (periodicidade: 1 por semestre). Além disso, a diretora destacou ser preciso estabelecer contato com periódicos científicos para a criação de dossiês sobre temas de destaque em cada semestre (identificar por meio de reuniões da Socicom), e ter uma participação ativa como Socicom em eventos de outras instituições.
O diretor de Comunicação, Gabriel Ferreira, disse que um dos planos para este ano é de promover uma campanha através das mídias sociais da Socicom de apresentação do histórico da entidade, a nova diretoria e associações filiadas. Além disso, destacou sobre a possibilidade da realização de um evento científico com parcerias para um espaço de discussões na Conferência das Partes (COP-30), que será realizada em novembro deste ano, na cidade de Belém (PA).