//Presidente da Socicom avalia ações da entidade em 2019

Presidente da Socicom avalia ações da entidade em 2019

SOCICOM em 2019: os desafios e a união do campo da comunicação

 O ano que hora termina, se anunciou inicialmente como um horizonte de grandes desafios para o Brasil, embora, não pudéssemos avaliar que a estratégia governamental de desmonte das políticas públicas nas áreas da saúde, educação, educação superior, ciência, tecnologia, trabalho, direitos humanos, minorias, etc., fosse se estruturar de forma tão complexa e ameaçadora.

Os ataques diários vindos de várias áreas do governo pegaram a todos de surpresa a cada momento, embora esperássemos sempre alguma coisa, quase tudo o que foi deflagrado pelo governo do atual Presidente, Jair Bolsonaro, veio com uma potência desagregadora muito superior ao esperado.

Nesse contexto, o campo das ciências, sobretudo, das ciências humanas e sociais aplicadas, assim como a educação, principalmente, as universidades públicas e gratuitas, sofreram de forma intermitente com as ações provindas do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que englobaram o corte de bolsas para pesquisas nas principais agências de fomento, CAPES e CNPq, como também, o corte de verbas das universidades federais. Além disso, as ciências humanas e sociais foram atacadas diretamente com a ameaça do Ministério da Educação de eliminar alguns cursos da oferta das universidades federais. Dentre inúmeros outros, anúncios, medidas e ações que nos envolveram durante o ano.

Nesse ínterim, a SOCICOM enquanto Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas do Campo da Comunicação traçou como estratégia principal o trabalho conjunto com instituições de outros campos científicos, reunidas pela SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Nesse âmbito de atuação inúmeras notas e manifestos foram lançados e entregues a parlamentares no Congresso Nacional,  divulgados em nossos sites e canais, assim como, repassados para a mídia.

As ações tiveram como ponto alto a Marcha pela Ciência convocada pela SBPC e realizada no início de outubro. Neste evento a SOCICOM, ao lado de suas filiadas e com a presença da COMPÓS, esteve no Congresso Nacional, objetivando sensibilizar os parlamentares para a necessidade de se barrar os cortes impostos ao Ministério das Ciências e Tecnologia, às agências de fomento, CAPES e CNPq, e às universidades federais.

Nesse mesmo caminho, firmamos pareceria com o Coletivo INTERVOZES e com a ULEPICC Brasil (filiada da SOCICOM) para divulgação semanal da pauta concernente a projetos de leis e ações que se refiram aos campos da comunicação e da cultura, tendo como objetivo, tanto o acompanhamento das ações políticas que podem influir em nosso campo, como aproximar os pesquisadores das decisões que passam pelo Congresso.

No âmbito interno a aproximação e parceria com todas as filiadas tem sido muito importante para dar peso às ações desenvolvidas em parceria com a SBPC e demais instituições científicas, tais como, potencializar a visibilidade dos abaixo-assinados coletivos, com destaque para o momento em que conseguimos um milhão de assinaturas para a campanha #SomostodosCnpq  lançada pela SBPC, assim como, na campanha “Ciência, para que Ciência ?” também da SBPC e que contou com o apoio da SOCICOM e de todas as nossas filiadas. Por último, vale destacar ainda a Nota de Repúdio contra a Medida Provisória 905/2019 que propunha a fragilização das profissões do campo da comunicação. Tudo isso dentro de um escopo semanal e quase diário de redação de manifestos e notas contra os abusos anunciados pelo governo em várias áreas.

Por outro lado, a SOCICOM em parceria com a INTERCOM realizou o V Fórum SOCICOM-INTERCOM na Universidade Federal do Pará durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Na ocasião, procuramos dar visibilidade aos novos modelos de percepção pública sobre ciência e tecnologia a partir de iniciativas do mercado e da academia, assim como, debatemos os problemas e desafios que se apresentam no novo cenário político para a interlocução com as agências de fomento no Brasil.

Para 2020, as expectativas anunciam mais desafios, contudo, diferentemente de 2019, não estamos tão angustiados, visto que aprendemos que a força do campo da comunicação encontra-se na união das instituições, de seus pesquisadores, professores, discentes e profissionais. Estamos prontos e unidos em defesa de um Brasil melhor.

Desejamos assim, um ano novo repleto de realizações e conquistas! Que venha 2020!

Ana Regina Rêgo, presidente da Socicom (2018-2020)

Ana Regina Rêgo Presidente da Socicom (2018-2020)