Diagnóstico da situação atual das CHSSALLA brasileiras
Em evento realizado na última quinta-feira (14) pelo Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA), foi apresentado o Diagnóstico das CHSSALLA, editado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A idealização original do diagnóstico foi proposta pelo FCHSSALLA, em articulação com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e apresentada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Fórum é uma articulação de dezenas de associações ou sociedades científicas brasileiras que tem como missão promover o debate sobre “temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os(as) pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira”.
Além da apresentação do diagnóstico, o evento também foi importante para ampliar as discussões sobre os rumos das Ciências Humanas no Brasil. A edição foi apresentada por Luciano Mendes com diagnóstico comentado por Mayra Juruá (CGEE), além da participação de Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC e Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Quem são os pesquisadores brasileiros pesquisando e/ou lecionando nestas três grandes áreas? Qual o perfil da pesquisa desenvolvida por estes profissionais? Qual a distribuição regional destes pesquisadores? A que tipo de financiamento estas pesquisas têm acesso? Essas foram algumas das perguntas às quais o projeto buscou responder. Conforme estabelece o CGEE, o principal objetivo do diagnósticos foi “[…] mapear o perfil dos pesquisadores e da pesquisa em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, com foco na busca de temas estratégicos ao interesse nacional. Para fins metodológicos, foram consideradas as áreas do conhecimento pertinentes às grandes áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Adotando como referência a classificação do conhecimento segundo o CNPq, essas três grandes áreas são compostas por 27 áreas do conhecimento científico, conforme tabela abaixo”.
[…] o projeto reflete a necessária escuta dos atores e comunidades impactadas pelas políticas públicas enquanto propicia seu próprio autoconhecimento. Ou seja, ao permitir que a própria comunidade-alvo, no caso a comunidade científica, se autoconheça e se autoanálise, o agente público abre caminho para o aperfeiçoamento das políticas e de sua legitimidade, afirma o CGEE.
O levantamento de dados foi realizado pela equipe técnica do CGEE a partir das bases oficiais do Governo Federal e de extrações e cruzamentos especiais feitos com ferramentas desenvolvidas domesticamente. O detalhamento metodológico dos dados utilizados encontra-se ao longo das sessões em que estes são apresentados, procurando não exaurir o leitor com minúcias excessivas. As bases conceituais e metodológicas, bem como os recortes realizados foram discutidos e validados nas reuniões de governança do projeto. Essas reuniões ocorreram regularmente desde o início do projeto e contaram com a participação de representantes e analistas do MCTIC, do FCHSSALLA e do CNPq.
Acesse o Diagnóstico pelo seguinte link: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/4104_Diagnostico+CHSSALLA+final+vs+12.03.20_COMPLETO+2.0.pdf
Texto editado com informações do Diagnóstico.