//Carta para Capes sobre o edital 09/2020

Carta para Capes sobre o edital 09/2020

Excelentíssimo Sr.

BENEDITO GUIMARÃES AGUIAR NETO

Presidente

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), que reúne 54 Associações dessa Grande Área, tem realizado, nos últimos anos, uma significativa colaboração, parceria e integração com o Ministério da Educação e, em especial, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por isso, recebeu com preocupação e com perplexidade o conteúdo do Edital n. 09/2020 – Seleção Emergencial “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”. Embora, evidentemente, seja louvável e necessária a preocupação da CAPES ao estabelecer incentivo às ações científicas de mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19 e outras epidemias no Brasil e no mundo, por outro lado causa preocupação o fato de o Edital resumir o apoio governamental às áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática, o que remete a um estreitamento da visão da saúde para além e suas dimensões biopsicossocial e cultural e de um achatamento da complexidade do grave problema que assola o país.

Nesse sentido, causa particular estranhamento a não inclusão das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes na referida seleção. Trata-se, Sr. Presidente, de relevantes e insubstituíveis Áreas do Conhecimentos que representam praticamente 40% da comunidade científica nacional e que têm contribuído de maneira incomparável para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e econômico do país, além de sua relevância para a formação de um pensamento crítico e reflexivo que valoriza a defesa dos direitos humanos, fortalece a democracia e promove o bem-estar da população. Sem elas, certamente os brasileiros não seriam capazes de conhecer e reconhecer o país em todas as suas múltiplas dimensões e incompletudes.

Ressalta-se que o campo das CHSSCSALLA pode oferecer uma série de contribuições científicas efetivas para o combate da pandemia. Em verdade, já temos uma produção, contribuição, significativa em andamento direcionada para a crise coronavírus-covide19 e suas consequências. A seguir, alguns poucos exemplos. A Área de Ciências Sociais tem se mostrado particularmente engajada na produção de análises sobre diferentes aspectos sociológicos envolvendo a epidemia, como atesta o Boletim diário Cientistas Sociais e o Corona vírus publicado pela ANPOCS/ABA/ABCP/SBS/ACSRM em parceria com outras associações da área de Ciências Humanas (www.anpocs.com) e pela expressiva resposta à imprensa nacional e internacional  e participação em debates virtuais globais. No campo da Psicologia, temos os estudos sobre os efeitos cognitivos e comportamentais da desinformação sobre a pandemia, ações de enfrentamento da saúde mental da população (e de grupos específicos, como profissionais de saúde) profundamente afetada pela pandemia. Destacamos também, nesse sentido, os estudos sobre a desinformação, popularização da ciência e impactos das coberturas jornalísticas sobre a COVID-19 que têm sido desenvolvidos por pesquisadores da área de Comunicação e Informação. No campo da História e das Humanidades há uma vigorosa produção sobre a história das epidemias e sobre a desigualdade social que são, em suma, bases de reflexão para políticas públicas consistentes e inclusivas. Em outras palavras, não há política de governo que não inclua estudos de especialistas agrupados aqui pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Isso posto, o FCHSSALLA solicita que os termos do “Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias” sejam retificados, com a republicação do Edital n. 09/2020 – Seleção Emergencial ou com a publicação de Edital complementar que possa contemplar as importantes contribuições das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Atenciosamente.

FCHSSALLA