//Atual presidente e ex-presidenta da SOCICOM ganham Prêmio Luiz Beltrão

Atual presidente e ex-presidenta da SOCICOM ganham Prêmio Luiz Beltrão

A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) anunciou os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025, um dos mais tradicionais reconhecimentos acadêmicos da área. Nas categorias individuais, o atual presidente da SOCICOM, Anderson Santos (Ufal/UEL), venceu a categoria “Liderança Emergente”; enquanto Ana Regina Barros Rêgo Leal (UFPI), ex-presidenta desta Federação, foi a vencedora enquanto “Maturidade Acadêmica”.

Maturidade Acadêmica

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Regina Barros Rêgo Leal presidiu a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação de 2018 a 2020, indicada pela ALCAR (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia), entidade que presidiu de 2015 a 2019, foi Diretora Regional Nordeste (2011- 2015) e Diretora de Projetos (2008-2011). Em 2016, Ana Regina ganhou o prêmio de “Liderança Emergente” da Intercom e, dois anos depois, durante a sua presidência, a ALCAR recebeu a premiação como Instituição Paradigmática.

A pesquisadora criou e coordenou a RNCD-Brasil (Rede Nacional de Combate à Desinformação) e participa da Rede Nacional de Grupos de Pesquisa em Historicidade dos Processos Comunicacionais e da RELAHM (Rede Latinoamericana de História das Mídias), entre outras atuações de destaque em sua trajetória acadêmica. Atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Comunicação da UFPI (Universidade Federal do Piauí) e coordena o NUJOC (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação e o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense).

Liderança Emergente

Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atuando na Unidade Santana do Ipanema do Campus do Sertão e no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), Anderson Santos preside a SOCICOM desde o final do ano passado, tendo sido diretor de Relações Internacionais (2022-2024), com indicação da Sociedade EPTICC (Sociedade de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura), onde foi presidente (2018-2020) e secretário-geral (2016-2018), ainda sob a denominação Ulepicc-Brasil.

Anderson também coordena o Grupo de Pesquisa de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e é vice-coordenador do Grupo Temático de Economia Política das Comunicações da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação). É ainda editor da Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação e um dos líderes do grupo de pesquisa CEPCOM (Crítica da Economia Política da Comunicação), a partir do qual é um dos coordenadores do Observatório das Transmissões de Futebóis.

Sua atuação acadêmica inclui ainda a colaboração com o PPGCOM da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a coordenação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Economia e Políticas Públicas do Semiárido, na Ufal.

Sobre o prêmio

O Prêmio Luiz Beltrão foi criado em 1998 e contempla pesquisadores, grupos e instituições que se destacam por sua contribuição à pesquisa e ao desenvolvimento das Ciências da Comunicação.

A premiação contempla dois grupos, sendo oferecidos dois prêmios para cada um deles. O primeiro grupo é formado por personalidades e tem duas categorias: “Liderança Emergente” e “Maturidade Acadêmica”. A primeira delas premia um jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias. Já o certificado de “Maturidade Acadêmica” é concedido ao conjunto da obra de um pesquisador sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional.

Na edição de 2025, foram reconhecidos o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) (Grupo Inovador), a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra) (Instituição Paradigmática), Anderson Santos (Liderança Emergente) e a professora Ana Regina Barros Rêgo Leal (Maturidade Acadêmica).