Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp)
Criada no dia 13 de maio de 2006 com a principal finalidade de estimular o fomento, a realização e a divulgação de estudos avançados dessas áreas no campo das Ciências da Comunicação. Tem como objetivos: contribuir para o desenvolvimento intelectual de seus associados por meio de intercâmbio de conhecimentos e experiências, contribuir para uma maior valorização e democratização de atividades no ambiente acadêmico, profissional e social, representar os interesses de seus associados perante a sociedade e congregar pesquisadores de qualquer área do conhecimento que tenham por objeto de estudo a comunicação sob todas as suas perspectivas e aplicações, em especial aqueles que se dedicam ao estudo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas.
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar)
Constituída formalmente no dia 5 de abril de 2001, a associação pretende retomar o trabalho realizado, no início do século XX, pelo historiador Alfredo de Carvalho, que realizou a primeira pesquisa integrada sobre a imprensa brasileira. Inclui a atualização do inventário da imprensa brasileira, deseja-se completar as lacunas deixadas pela equipe de 1908 e avançar esse inventário. Pretende-se realizar a interpretação dos dados acumulados, construindo indicadores capazes de balizar o trabalho dos historiadores e dos cientistas da comunicação.
Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)
Entidade de caráter educativo, científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com duração de tempo indeterminado, regida por legislação e estatuto próprio, destinada a reunir profissionais e pesquisadores da educomunicação. A ABPEducom surgiu das conclusões dos trabalhos da reunião de especialistas na interface Comunicação/Educação ocorrida em Recife (PE), no dia 2 de setembro de 2011, durante o I Colóquio de Professores, quando houve a redação da proposta de estatuto para a associação.
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Estimula a produção científica entre mestres, doutores alunos e recém-graduados em comunicação.
Preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar, e para isso promove um Congresso Nacional, considerado o maior e de mais prestígio na área de pesquisa em Comunicação. A instituição também é responsável por lançar livros e revistas especializados em Comunicação.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
Associação criada em novembro de 2003 e busca agregar estudiosos, tem como propósito atuar em conjunto com todas as demais associações científicas, acadêmicas e profissionais já existentes e pretende estimular a articulação de uma rede nacional de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas. Consolidou-se como o principal fórum brasileiro para discussões acadêmicas do jornalismo como campo científico. Atualmente, a SBPJor tem mais de 300 associados.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2)
A ABP2 surgiu em 2010 e tem como objetivos fortalecer a Comunicação e a publicidade como campos do saber, desenvolvendo ações para sua consolidação, como grande área de conhecimento, perante à comunidade acadêmica e aos órgãos gestores de ciência e tecnologia, representar os associados junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, aos órgãos reguladores e avaliadores do ensino superior e às agências de fomento à pesquisa científica, artística e tecnológica no país; desenvolver ações destinadas a melhorar a qualidade e a diversificação dos aspectos profissionais, contribui para assegurar as condições para o seu funcionamento no país, fomentar iniciativas para estimular a cooperação entre instituições congêneres e beneficiar espaços regionais ou segmentos disciplinares considerados estratégicos, além de promover o diálogo da área com as entidades representativas.
Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC – Brasil)
Fundada em março de 2004, é uma associação civil, sem fins lucrativos que visa reunir pesquisadores e profissionais atuantes na área de Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura. Uma de suas principais metas é estimular o debate da Economia Política da Comunicação, Informação e Cultura e visa contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas emergentes da Comunicação e o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, realizando o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área.
Constitui-se como uma seção nacional da organização internacional Unión Latina de Economia Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federeção) que visa congregar pesquisadores do mundo latino.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber)
A ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) é uma entidade científica e cultural, interdisciplinar e sem fins lucrativos, fundada em 2006, com sede em São Paulo-SP. Sua missão principal é congregar pesquisadores(as), grupos de pesquisa, instituições acadêmicas e entidades brasileiras do campo de estudos da cibercultura
Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (ABEJ/FNPJ)
Tem como objetivo reunir professores e profissionais da área de jornalismo para debater e encaminhar propostas sobre questões inerentes à formação do jornalista profissional. Qualidade da formação, diretrizes curriculares, laboratórios, teoria e técnica do jornalismo, pesquisa, desenvolvimento de novas habilidades e tecnologias, ética e legislação, mercado de trabalho são as principais questões que envolvem a formação jornalística e para as quais os participantes do Fórum buscam o desenvolvimento e a melhoria.
Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine)
É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega e representa de forma permanente as instituições e os profissionais brasileiros dedicados ao ensino de cinema e audiovisual. Visa o desenvolvimento e o fortalecimento dessa atividade.
Entre os eixos de ação prioritários do Forcine está o reconhecimento pelos agentes da indústria audiovisual e pelo poder público do papel fundamental das escolas de cinema e audiovisual como geradoras de inovação e qualificação capazes de fortalecer o setor e, também, como produtoras de conteúdo.
Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom)
É uma organização não governamental que busca o desenvolvimento de atividades ligadas a Folkcomunicação. A Rede realiza anualmente uma Conferência Internacional que reúne centenas de participantes. Além disso, a Rede promove seminários regionais, e atividades de pesquisa em diversas Universidades do País.
Nos últimos anos, seus trabalhos são voltados não só para unir os muitos pesquisadores do Brasil como também para estimular a adesão de interessados provenientes de outros países. Além disso, vem despertando crescente interesse pela teoria folkcomunicacional, por parte dos jovens estudantes da área, mostrando-se instigante em seus objetos de pesquisa e em suas múltiplas temáticas.
Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom)
A ABPCom foi criada em outubro de 2017; e reúne pesquisadores, comunicadores, ativistas e estudantes preocupados com as temáticas da comunicação para a cidadania, comunitária, popular, educativa, alternativa, local e de comunicação e mídias cidadãs. Ela nasceu da necessidade de institucionalização de um espaço de debates, troca de saberes e desenvolvimento do conhecimento para além dos que já ocorriam em eventos como a Intercom, Compós, Alaic e IAMCR. É herdeira de uma tradição de reflexões e ações críticas e transformadoras em prol da democratização e dos direitos à comunicação.