A SOCICOM (Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) realizou em 30 de setembro uma reunião virtual para tratar dos desafios da área de Comunicação, Informação e Museologia na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
A reunião surgiu pelo processo de alteração da representação da área, cujo processo ocorre em setembro e outubro, com mudança para 2026. Assim, a reunião teve como convidados o atual representante da área na Capes, professor Paulo Vaz; e o professor Juremir Machado da Silva, único pesquisador da Comunicação que se candidatou para a vaga.
Paulo Vaz tratou dos desafios atuais da Comunicação na área. Ele comentou rapidamente sobre a avaliação da última quadrienal e as mudanças que virão na atual, especialmente na ficha a ser preenchida pelos programas de pós-graduação e na quantidade mínima de artigos exigidos para docentes, colocando-se à disposição para encontros futuros sobre isso. Além disso, falou sobre o processo de indicação e de escolha para uma área que, na verdade, tem três ciências.
Em seguida, Juremir Machado da Silva se apresentou enquanto ex-coordenador de programa de pós-graduação e alguém que fez parte recentemente do Comitê de Assessoramento da Comunicação no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Assim, viu a importância de colaborar com o campo em outra função.
Juremir tratou da evolução que vê na ficha de avaliação dos programas de pós-graduação e que está ciente dos desafios tanto na elaboração dos critérios qualitativos para analisar as produções quanto sobre a articulação com os representantes das outras ciências que compõem a área na Capes. Após isso, abriu-se para perguntas e comentários, prontamente respondidos por ambos.
A reunião contou com representantes de sete afiliadas da federação, além do presidente da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação), Fernando Paulino, e da vice-presidenta da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), Ana Paula da Rosa.
Anderson Santos, presidente da SOCICOM, “A reunião foi positiva, pois reforçou o acompanhamento da SOCICOM nesses processos decisórios, propondo o diálogo com as associações do campo, de maneira a manter o contato para espaços de participação relevantes, além de ter servido para demonstrar unidade entre as associações da área”.
Para mais informações sobre o processo eleitoral para a representação da área na CAPES, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/divulgado-edital-para-escolha-de-novos-coordenadores-das-areas