Diretores da Federação participam de atividades sobre questões contemporâneas da Comunicação
A Federação Brasileira de Associações Científicas e Académicas de Comunicação (SOCICOM) integra a programação da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o evento, a Federação promove conferências e mesas-redondas com transmissão pelos canais da SOCICOM e da UFPR no YouTube. Em todas elas, haverá interpretação simultânea em Libras (veja resumo ao fim do texto).
Conferências
No dia 24 (segunda-feira), às 9h30, acontece a conferência “Comunicação digital e a reconstrução da democracia em um cenário pós-pandêmico: desafios da visibilidade e da inclusão social”, que aborda como o uso de mídias e tecnologias durante a pandemia de covid-19 evidenciou o abismo social, a dimensão das desigualdades, as infrações aos Direitos Humanos e a violência invisível contra as parcelas excluídas da população.
A conferencista é Ariane Pereira, diretora financeira da SOCICOM, professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e diretora cultural da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A apresentação é de Janaína Antunes, vice-presidenta da SOCICOM, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). A atividade é presencial, com acesso livre e gratuito, mas também terá transmissão ao vivo pelo canal da UFPR. O local é o Auditório da Química, no Centro Politécnico da UFPR.
No dia 25 (terça-feira), também às 9h30, está marcada a conferência “A diversidade e participação feminina na produção do conhecimento científico em Comunicação”. O objetivo é trazer à tona discussões e ações em prol de uma maior inserção de pesquisadores pertencentes a grupos minoritários (em termos de representação) segundo critérios raciais, de gênero e de orientação sexual.
A ministrante é Betania Maciel, presidenta da SOCICOM, professora da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e conselheira da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Quem apresenta é Ivonete Lopes, docente da Universidade Federal de Viçosa. Essa e as demais atividades são totalmente virtuais e têm transmissão pelo canal da SOCICOM.
Mesas-redondas
No dia 26 (quarta-feira), às 16h, a mesa-redonda “(Re)concepção epistemológica da ciência frente às culturas populares e a ancestralidade: qual o papel da pesquisa brasileira?” debate o papel de movimentos como a decolonialidade e as perspectivas emancipatória e subjetiva na contribuição para uma práxis de desenvolvimento relacionada à promoção e reconhecimento das culturas populares e ancestrais do Brasil.
Os palestrantes são Guilherme Fernandes, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e presidente da Rede Folkcom; José Cláudio Oliveira, docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Eula Cabral, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A coordenação é de Rafiza Varão, diretora de Relações Nacionais da SOCICOM, professora da Universidade de Brasília (UnB) e membra do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Por fim, no dia 27 (quinta-feira), às 13h, está agendada a mesa-redonda “Desafios e perspectivas da divulgação científica no campo da Comunicação”. O objetivo é discutir possibilidades de um continuum que envolve disseminação e comunicação científica, pautadas pelas perspectivas de ciência, acesso e cultura aberta, especialmente no campo da Comunicação.
Os convidados são Valquiria Aparecida Passos Kneipp, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar); Anderson Santos, diretor de Relações Internacionais da SOCICOM, docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e associado do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil); e Marcelo Sabbatini, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena a mesa Felipe Saldanha, diretor de Comunicação da SOCICOM, pesquisador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).
Serviço
SOCICOM na 75ª Reunião Anual da SBPC
Atividade presencial com transmissão pelo canal da UFPR no YouTube (youtube.com/@EventosUFPRTV):
Conferência: Comunicação digital e a reconstrução da democracia em um cenário pós-pandêmico – Data: 24/07 (segunda) – Horário: 9h30 – Local: Auditório da Química, Centro Politécnico da UFPR, Curitiba/PR
Atividades 100% virtuais com transmissão pelo canal da SOCICOM no YouTube (youtube.com/@socicomorg):
Conferência: A diversidade e participação feminina na produção do conhecimento científico em Comunicação – Data: 25/07 (terça) – Horário: 9h30
Mesa-redonda: (Re)concepção epistemológica da ciência frente às culturas populares e a ancestralidade – Data: 26/07 (quarta) – Horário: 16h
Mesa-redonda: Desafios e perspectivas da divulgação científica no campo da Comunicação – Data: 27/07 (quinta) – Horário: 13h