Carta pela retomada do PAEP – edital de financiamento a eventos científicos
24 de março de 2023.
A SOCICOM assina, juntamente com suas entidades associadas e com diversas outras entidades científicas brasileiras, uma carta aberta à presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) apontando as consequências negativas da suspensão do edital de financiamento a eventos científicos e pedindo a reconsideração da decisão. Segue a carta reproduzida abaixo:
“Prezada Sra. Mercedes Bustamante,
Nós, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica, estamos profundamente preocupados com o cancelamento do edital de financiamento à eventos científicos, o PAEP. O último edital, lançado em janeiro de 2022, cobria o financiamento de eventos a serem realizados até fevereiro de 2023. Ou seja, desde março a comunidade científica está a descoberto quanto ao financiamento para a realização de seus importantes encontros nacionais.
Vários eventos previstos para o mês de julho de 2023, período normalmente escolhido por várias associações de grande porte, que precisam programar seus eventos para as férias escolares, quando os espaços das universidades ficam disponíveis. Essas atividades, organizadas com muita antecedência e seguindo calendários internacionais, já estão muito comprometidas com esse adiamento.
O adiamento/cancelamento do PAEP representa um prejuízo imenso ao desenvolvimento da pesquisa no país. Como sabemos, é nos congressos científicos que pesquisadoras e pesquisadores de diversas gerações e regiões do país podem se encontrar para compartilhar e debater os resultados de suas pesquisas. É nos eventos presenciais que amadurece o debate e se fortalecem as redes de cooperação. Para os estudantes mais jovens, é nos eventos que podem reforçar suas vocações e adentrar a comunidade científica.
O cancelamento deste edital coloca em risco a continuidade de projetos importantes e inovadores, além de prejudicar a carreira de muitos pesquisadores que investiram tempo e esforço consideráveis na preparação de suas propostas.
Em um momento em que toda a sociedade brasileira espera um reforço à cultura da ciência, enfraquecer as sociedades científicas na realização de seus eventos vai na contramão de tudo que acreditamos.
Pedimos que a agência reconsidere essa decisão e trabalhe para encontrar soluções que garantam a continuidade dos projetos afetados e que assegurem a equidade e transparência em todo o processo de financiamento à pesquisa.”
Incentivamos a todos a assinatura da carta: bit.ly/cartaCapesAssine
Betânia Maciel
Presidenta
SOCICOM