Carta aberta à Unisinos
Associação Antônio Vieira (ASAV)
As entidades abaixo relacionadas convidam a Unisinos ao diálogo e ao bom senso ao propor, nesta carta-aberta, um espaço para busca por soluções à crise na qual a pesquisa em pós-graduação brasileira se encontra.
Convidamos a Unisinos, através de seus representantes, para um espaço de interlocução no qual seja possível à instituição explicitar as causas do encerramento das atividades de mestrado e doutorado de 12 Programas.
Essa iniciativa resulta da necessidade de nos organizarmos para entender melhor o contexto que se desenha com a crise do sistema de pós-graduação no Brasil. Propomos que, juntos, por meio do diálogo, busquemos soluções para preservar esse valioso patrimônio construído ao longo de décadas de serviço à Educação brasileira e à sociedade.
Formulação de políticas públicas, ações emergenciais de fomento, rodadas de negociação de dívidas seriam algumas possibilidades postas sobre a mesa para reverter essa dramática decisão, com o Estado cumprindo seu papel. Afinal, quando há vontade política por parte do governo, bancos e grandes empresas são socorridos com altos volumes de recursos.
O caso da Unisinos não é fato isolado, como sabemos, mas de fenômeno cuja trajetória está delineada. Já se manifestou no colapso dos Programas da Universidade Metodista, em 2017, e apresenta fortes sinais de que irá continuar. Todo o sistema de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas estatais e comunitárias, está, portanto, implicado. E, mais do que isso, projetos de vida de docentes e discentes e a soberania de um País.
Diante da urgência que a situação demanda, solicitamos um retorno a esta carta-convite o quanto antes, em vista de viabilizarmos esse encontro que, evidentemente, poderá incluir outros agentes (como a Abruc – Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior e a SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Fazendo um apelo ao bom senso, nos despedimos com a esperança do adiamento da decisão, sob pena de dano irreversível à pesquisa científica brasileira.
Atenciosamente,
SOCICOM – Federação Brasileira de Entidades Acadêmicas e Científicas da Comunicação
INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Ulepicc-Brasil – União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – Capítulo Brasil
Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação
COMPOLÍTICA – Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
ALCAR – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia
ABPCom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã
COMPÓS – Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação
ABRAPCORP – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Abej – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo
ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação
Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual
ALAIC – Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação