A nova produção, que faz parte da série “A ciência da divulgação científica”, conta com a participação de Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC
O novo vídeo da série “A ciência da divulgação científica”, produzido pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, conta com a participação de Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Gabriel de Faria, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, para falar sobre a revista Ciência e Cultura, criada em 1949, com objetivo de ser um canal de comunicação da SBPC com a sociedade.
Em sua participação, Moreira afirma que a revista foi muito importante para a SBPC porque ela ajudou a firmar várias questões defendidas pela entidade e divulgar a própria Sociedade. “A revista foi um polo importante de discussões sobre educação, sobre a ciência brasileira. Temas, por exemplo, como a criação do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a criação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a criação da Universidade de Brasília, depois as discussões sobre a questão da educação científica”, lembrando que ela é uma revista interdisciplinar e que está sendo repensada para se modernizar.
Já Faria conta sobre a pesquisa feita para sua dissertação, intitulada “A divulgação científica na Ciência e Cultura e seu papel de legitimação da ciência brasileira”. No trabalho ele explica que analisou artigos da revista como instrumento de divulgação científica durante seus primeiros 16 anos de existência (1949 a 1964). “O objetivo da pesquisa era realizar um estudo na história da divulgação da ciência, analisando o papel da revista na formação da comunidade científica brasileira e na construção de hegemonia e legitimidade da SBPC em representar essa comunidade para tratar de questões de ciência no cenário nacional”.
Veja mais trabalhos da série aqui.
Fonte: Jornal da Ciência