Nº56 - ABRIL DE 2019
O XII Encontro Nacional de História da Mídia promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem o objetivo de reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país.
Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.
Para 2019 a temática a ser debatida envolve o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. Pretende-se assim, proporcionar um espaço propício para o debate, a partir da trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. A relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente.
A articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com as tecnologias. Aborda ainda novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação, bem como as tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas e a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.
Chamada
Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento podem submeter trabalhos até o dia 21 de abril de 2019.
O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.
Clique aqui para visualizar as ementas dos GTs http://www.ufrgs.br/alcar/sobre-a-alcar-1/grupos-tematicos-1
Outras informações poderão ser obtidas no site do evento: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019
Fonte: Alcar
O XII Encontro Nacional de História da Mídia promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem o objetivo de reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país.
Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.
Para 2019 a temática a ser debatida envolve o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. Pretende-se assim, proporcionar um espaço propício para o debate, a partir da trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. A relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente.
A articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com as tecnologias. Aborda ainda novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação, bem como as tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas e a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.
Chamada
Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento podem submeter trabalhos até o dia 21 de abril de 2019.
O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.
Clique aqui para visualizar as ementas dos GTs http://www.ufrgs.br/alcar/sobre-a-alcar-1/grupos-tematicos-1
Outras informações poderão ser obtidas no site do evento: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019
Fonte: Alcar