Nº53 - SETEMBRO DE 2018
A Revista Interin, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, informa a chamada de artigos para o dossiê intitulado “Comunicação, Consumos e Cidades” a ser publicado em janeiro de 2019.
A partir de teóricos contemporâneos da comunicação e de diferentes campos de conhecimento, objetiva-se problematizar as questões relacionadas aos consumos nas cidades, assim como os consumos das cidades. São estratégicas a este dossiê temático as discussões sobre: territórios e reputação; city branding; eventos como estratégias de branding para a marca-cidade; e a imbricação teórica a partir de estudos de caso sobre as comunicações urbanas.
No horizonte inter e transdisciplinar das últimas décadas, o turismo ganhou lugar de protagonismo na visão mercadológica das cidades (SÁNCHEZ, 2010) que tentam se inserir em uma lógica capitalista global. Simultaneamente, o consumo nas cidades evidencia os artefatos tecnológicos como forma de inserção e participação social, possibilitando novas formas de expressão aos corpos urbanos e suas perfomances (SIQUEIRA, 2017).
Nesses cenários, as metrópoles escancaram suas virtudes e mazelas com a rapidez engendrada pela comunicação. Áreas afins a essa discussão, tais como a geografia urbana e econômica de contestação ao pensamento neoliberal e ao sistema capitalista como um todo, buscando expressar e denunciar a forma com que as contradições sociais se manifestam no espaço geográfico (HARVEY, 1993), também serão contempladas neste dossiê.
Enfatiza-se o convite para reflexões concernentes às implicações culturais, políticas e sociais da contemporaneidade (JAMESON, 1996), à luz das teorias da comunicação que problematizam as cidades enquanto palco das mais diversas produções midiáticas.
O dossiê tem como editoresRicardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/BR); Fabio La Rocca (Université Paul-Valéry Montpellier 3/FR); e Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP/BR)
A data limite para o envio do artigo completo (de 30 mil a 40 mil caracteres) é 30 de setembro de 2018.
Os textos podem ser submetidos em Português, Francês, Inglês ou Espanhol.
As diretrizes estão disponíveis em: https://interin.utp.br/index.php/i/about/submissions
A Revista Interin, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, informa a chamada de artigos para o dossiê intitulado “Comunicação, Consumos e Cidades” a ser publicado em janeiro de 2019.
A partir de teóricos contemporâneos da comunicação e de diferentes campos de conhecimento, objetiva-se problematizar as questões relacionadas aos consumos nas cidades, assim como os consumos das cidades. São estratégicas a este dossiê temático as discussões sobre: territórios e reputação; city branding; eventos como estratégias de branding para a marca-cidade; e a imbricação teórica a partir de estudos de caso sobre as comunicações urbanas.
No horizonte inter e transdisciplinar das últimas décadas, o turismo ganhou lugar de protagonismo na visão mercadológica das cidades (SÁNCHEZ, 2010) que tentam se inserir em uma lógica capitalista global. Simultaneamente, o consumo nas cidades evidencia os artefatos tecnológicos como forma de inserção e participação social, possibilitando novas formas de expressão aos corpos urbanos e suas perfomances (SIQUEIRA, 2017).
Nesses cenários, as metrópoles escancaram suas virtudes e mazelas com a rapidez engendrada pela comunicação. Áreas afins a essa discussão, tais como a geografia urbana e econômica de contestação ao pensamento neoliberal e ao sistema capitalista como um todo, buscando expressar e denunciar a forma com que as contradições sociais se manifestam no espaço geográfico (HARVEY, 1993), também serão contempladas neste dossiê.
Enfatiza-se o convite para reflexões concernentes às implicações culturais, políticas e sociais da contemporaneidade (JAMESON, 1996), à luz das teorias da comunicação que problematizam as cidades enquanto palco das mais diversas produções midiáticas.
O dossiê tem como editoresRicardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/BR); Fabio La Rocca (Université Paul-Valéry Montpellier 3/FR); e Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP/BR)
A data limite para o envio do artigo completo (de 30 mil a 40 mil caracteres) é 30 de setembro de 2018.
Os textos podem ser submetidos em Português, Francês, Inglês ou Espanhol.
As diretrizes estão disponíveis em: https://interin.utp.br/index.php/i/about/submissions