Nº52 - JULHO DE 2018
Dirigida a investigadores, cientistas, jornalistas, estudantes e bibliotecários, esta conferência reúne especialistas de Ciências e Humanidades para refletirem sobre o sentido e estatuto da Comunicação científica num mundo globalizado e em mudança. Comunicar investigações em curso e resultados de investigação é uma atividade complexa e multifacetada, abrangendo áreas com as quais não é normalmente associada, nomeadamente
• Ética da investigação
• Integridade da publicação
• Comunicação e disseminação
• Conhecimento público de ciência
• Fake News
• Literacia mediática
• Políticas de investigação e educação superior
• Avaliação e financiamento de I&D
• Agendas políticas e económicas
• Mundividência epistemológica
• Políticas científicas
• Deliberação pública e política
Ecoando estas linhas temáticas, a conferência deste ano desenvolve-se a partir de quatro painéis principais: Publicação Académica, Slow Science, Ciência nos Media e Mulheres na Ciência. Esta divisão abrange a comunicação científica inter pares; a reflexão epistemológica sobre o alcance e significado das tendências atuais em Ciência e nas políticas de Ciência; a Comunicação Pública de ciência, desde os aspectos de "tradução" aos aspectos deliberativos aí contidos; e o papel real, percebido e futuro da mulher no empreendimento coletivo que a ciência é.
A III Conferência Internacional Comunicar Ciência convida à submissão de propostas (abstracts) a apresentar nas sessões temáticas do evento. Os abstracts devem ter entre 1500 e 2500 caracteres. Devem incluir título, introdução, objecto, metodologia, análise e resultados esperados. Devem ainda indicar o autor e co-autores, instituição de pertença, e e-mail de contacto.
Datas importantes
Submissão de resumos: 31 de julho
Notificação de aceitação: 31 de agosto
Prazo para inscrição de autores com propostas aceites:
• 15 de setembro
• 30 de Setembro
Envio de trabalho completo: 30 de novembro
Todos os resumos devem ser submetidos por e-mail (formato: .rtf, .doc ou .odt)
para o seguinte endereço: comunicarciencia@labcom.ubi.pt
Dirigida a investigadores, cientistas, jornalistas, estudantes e bibliotecários, esta conferência reúne especialistas de Ciências e Humanidades para refletirem sobre o sentido e estatuto da Comunicação científica num mundo globalizado e em mudança. Comunicar investigações em curso e resultados de investigação é uma atividade complexa e multifacetada, abrangendo áreas com as quais não é normalmente associada, nomeadamente
• Ética da investigação
• Integridade da publicação
• Comunicação e disseminação
• Conhecimento público de ciência
• Fake News
• Literacia mediática
• Políticas de investigação e educação superior
• Avaliação e financiamento de I&D
• Agendas políticas e económicas
• Mundividência epistemológica
• Políticas científicas
• Deliberação pública e política
Ecoando estas linhas temáticas, a conferência deste ano desenvolve-se a partir de quatro painéis principais: Publicação Académica, Slow Science, Ciência nos Media e Mulheres na Ciência. Esta divisão abrange a comunicação científica inter pares; a reflexão epistemológica sobre o alcance e significado das tendências atuais em Ciência e nas políticas de Ciência; a Comunicação Pública de ciência, desde os aspectos de "tradução" aos aspectos deliberativos aí contidos; e o papel real, percebido e futuro da mulher no empreendimento coletivo que a ciência é.
A III Conferência Internacional Comunicar Ciência convida à submissão de propostas (abstracts) a apresentar nas sessões temáticas do evento. Os abstracts devem ter entre 1500 e 2500 caracteres. Devem incluir título, introdução, objecto, metodologia, análise e resultados esperados. Devem ainda indicar o autor e co-autores, instituição de pertença, e e-mail de contacto.
Datas importantes
Submissão de resumos: 31 de julho
Notificação de aceitação: 31 de agosto
Prazo para inscrição de autores com propostas aceites:
• 15 de setembro
• 30 de Setembro
Envio de trabalho completo: 30 de novembro
Todos os resumos devem ser submetidos por e-mail (formato: .rtf, .doc ou .odt)
para o seguinte endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.