/Quem somos

Quem somos

 

A Socicom, Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, foi criada no dia 02 de setembro de 2008, em Natal – RN, com a meta de desenvolver ações destinadas à consolidação da Comunicação como Grande Área de Conhecimento, atuando junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, bem como os órgãos reguladores e avaliadores do ensino superior em nível de graduação e pós-graduação.

A criação foi uma forma de criar condições de diálogo entre as entidades da área, constituindo-se em fórum legítimo e adequado para o debate constante sobre o desenvolvimento científico, artístico e tecnológico da Comunicação. A federação possibilita que na diversidade da área seja ampliado o conhecimento mútuo e a cooperação entre as entidades, focalizando problemas comuns e ações coordenadas para a melhoria do campo. Dessa forma, a Socicom cumpre a função de representar de modo articulado os interesses das associações frente aos órgãos públicos e privados, de modo a contribuir para a constante melhoria da qualidade e da diversificação do ensino e da pesquisa em Comunicação realizada no Brasil. Também é meta estabelecer o diálogo com entidades representativas da indústria, do comércio, das profissões, da sociedade civil e dos movimentos populares, que atuam nos ramos da mídia e da comunicação social, considerados estratégicos.

Hoje, as associações filiadas são: ABCiber, ABP2, Abracorp, Alcar, ABPEducom, FNPJ, Folkcom, Forcine, Intercom, POLITICOM, SBPJor e Ulepicc-Brasil.Conheça mais sobre a entidade: