Lançada nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia

 

 

A nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia está disponível para leitura, trazendo o dossiê temático História da Mídia Regional e mais seis artigos gerais de temáticas variadas. O mais recente número da RBHM apresenta um mosaico de investigações que reflete a heterogenidade comunicacional brasileira.

 

O dossiê temático foi organizado pelos pesquisadores, Antonio Hohlfeldt e Mario Luiz Fernandes. É composto por dez textos com propósito de analisar vários enfoques da história da mídia regional: Da identidade cultural do gaúcho à história da imprensa no Mato Grosso do Sul; do centenário Tribuna de Petrópolis, no Rio de Janeiro, à comunicação popular do Boletim Ferramenta em Vitória, no Espírito Santo; do manuscrito feminino O Sonho, no Rio Grande do Norte, ao jornal Nicolau, no Paraná; dos cearenses Correio do Cariry e O Rebate ao mercado sergipano de televisão; da revista satírica A Semana do século XIX, no Pará, à cobertura do centenário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, no Mato Grosso do Sul.

 

A nova edição conta também com artigos de temáticas diversas: A televisão comercial na Argentina no final da década de 1970; As investigações sociais em rádio e TV em Cuba; O perfil de José Fillipi, italiano pioneiro do cinema no Maranhão; Os suplementos literários recifenses nos anos 1920; Uma contextualização histórica do audiolivro; além de um estudo sobre os discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón nas décadas de 1940 e 1950, na Argentina.

 

A Revista (v. 6, n. 1, 2017) está disponível para leitura em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/index.