IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias das Audiências de Mídia

Entre 30 e 31 de outubro, a Universidade de Brasília sedia o IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias das Audiências de Mídia.

 

A programação conta com a participação diversificada de palestrantes nacionais e internacionais como Laurindo Leal Filho, Joseti Marques, Caio Tulio Costa, Rafiza Varão, Madalena Oliveira, Liziane Guazina, José Eduardo Elias Romão, Luiz Martins da Silva, Marcelo Beraba, Cynthia Ottaviano, Beatriz Solis, Gabriel Sosa Plata, Lucy Garza, Nathalia Rojas Zuñiga e Adriana Solórzano.

 

Junto com as palestras e debates, há espaço para apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e profissionais e uma jornada dedicada a graduandos.

 

Para isso, a Comissão Organizadora do Congresso aguarda até 20/10 a submissão de resumos em português ou em espanhol de 300 a 500 palavras enviados no corpo de mensagem para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No título da mensagem, deve haver a indicação de um dos Grupos de Trabalho abaixo relacionados:

 

A) GT 1 Comunicação e Participação

Dedicado a trabalhos que debatam os mecanismos e possibilidades de participação das(os) usuários de veículos de comunicação na gestão e/ou nos rumos dos meios

 

B) GT2 Comunicação e Cidadania

Dedicado a trabalhos que façam uma reflexão sobre direitos e deveres dos veículos de comunicação e dos seus usuários, levando como uma das principais referências o Direito à Comunicação

 

C) GT3 Comunicação e Direito de Acesso a Informação

Dedicado a trabalhos que façam uma conexão entre o papel que deve ser realizado e é desenvolvido pelos veículos de comunicação na promoção do direito à informação dos profissionais e dos(as) usuários

 

D) GT4 Comunicação, Accountability e Prestação de Contas

Dedicado a trabalhos que façam balanços de experiências de Instrumentos de Prestação de Contas, tais como Ouvidorias, serviços de ombudsman, Defensorias, Conselhos de Leitores etc desenvolvidos por veículos de comunicação

No intuito de oferecer a maior participação possível, não haverá cobrança de taxa de inscrição no evento.

 

A realização do IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias das Audiências de Mídia em Brasília pretende estimular o debate e a análise de experiências de mediação entre público e veículos de comunicação.

 

O evento dá continuidade a atividades desenvolvidas anteriormente em outros países latino-americanos pela Organização Interamericana de Defensorias de Audiências e promove diálogo e cooperação que contribuem com a cultura de participação e com a produção científica entre os participantes desta atividade acadêmica ligada diretamente à interação, ao diálogo e à inovação.

 

Organizar o IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias de Audiências de Mídia no Brasil se mostra ainda mais necessário em função da atual situação sociopolítica no país e, como base e consequência, do debate sobre ética, liberdade de expressão, direito de resposta e prestação de contas. A participação de especialistas nacionais e internacionais pretende contribuir com o aprimoramento da relação público-mídia no Brasil.